![Jornalista critica possível volta de Lucas Paquetá ao Flamengo](/storage/media-items/image/2023/10/lucas-paqueta-segue-na-mira-do-manchester-citynone.jpg.1200x0_q95_crop_20231029125025.webp)
Futebol
|
O Flamengo já iniciou o planejamento para a próxima temporada, com mudanças estruturais e busca por reforços de peso. A primeira grande alteração ocorre nos bastidores, com a provável chegada de José Boto para o cargo de diretor técnico. O dirigente português, que recentemente deixou o Osijek, da Croácia, está próximo de oficializar seu retorno ao futebol brasileiro. José Boto, reconhecido por sua atuação na Europa, já possui uma primeira indicação em vista para o elenco rubro-negro.
Segundo informações do jornalista João Van Boysen, o Mengão demonstrou interesse na contratação do meio-campista Gedson Fernandes, atualmente no Besiktas, da Turquia. O jogador português, de 25 anos, tem uma relação próxima com José Boto, com quem trabalhou no Benfica.
As conversas iniciais já teriam ocorrido com o clube turco e o estafe do atleta para avaliar as condições de uma possível transferência. Apesar do interesse, a negociação não será simples, pois Gedson tem contrato vigente com o Besiktas até junho de 2027. Uma proposta oficial pode surgir na janela de transferências que se abre em janeiro, mas o CRF precisará oferecer uma compensação financeira considerável para concretizar o negócio.
CARREIRA E DESEMPENHO DE GEDSON
Revelado pelo Benfica, Gedson Fernandes construiu uma carreira sólida no futebol europeu, com passagens por clubes como Tottenham, Galatasaray e Rizespor. Desde 2022, ele veste a camisa do Besiktas, onde se tornou peça importante do meio-campo.
Na atual temporada, o português já atuou em 23 partidas, acumulando 2023 minutos em campo, com um desempenho positivo: oito gols marcados e duas assistências. Os números reforçam o potencial do jogador e sua capacidade de contribuir para o setor de criação do Mengão.
REFORMA INTERNA E FOCO NA PRÓXIMA TEMPORADA
Além das movimentações para reforçar o elenco, o clube carioca, sob nova direção, busca uma reestruturação administrativa que fortaleça suas ambições em 2024. A chegada de José Boto representa uma aposta em conhecimento europeu e em estratégias que possam elevar o desempenho esportivo e financeiro do Mais Querido.
Ídolo do tricolor paulista diz que ficou entre voltar ao clube onde havia feito sucesso ou ir para o Mengão e escolheu seguir o coração
|
O Maracanã foi palco de uma noite histórica no último domingo (15 de dezembro) para celebrar a despedida oficial de Adriano Imperador. O evento contou com a presença de diversas estrelas do futebol, incluindo o ex-meio-campista Hernanes, que revelou um episódio curioso: ele esteve perto de atuar pelo Flamengo em 2018.
“Teve uma situação de quando eu estava na China, voltando ao Brasil. Decidi entre Flamengo e São Paulo. Me contataram, mas, infelizmente, vou ter que optar pelo coração. Faltou isso (risos), escolhi pelo coração”, declarou Hernanes, em entrevista na zona mista do Maracanã no domingo (15).
A escolha pelo São Paulo
Segundo Hernanes, sua decisão de optar pelo São Paulo ao invés do Flamengo em 2018 foi um momento marcante de sua carreira. Caso tivesse escolhido o Rubro-Negro, o “Profeta” poderia ter integrado o histórico elenco de 2019, comandado por Jorge Jesus, que conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Despedida de Adriano Imperador
Apesar de estar presente na celebração, Hernanes não vestiu o Manto Sagrado na partida festiva, já que integrou o elenco da Itália no jogo em homenagem ao Imperador. Mesmo assim, ele destacou a emoção de participar de um momento tão especial para Adriano, um ícone do futebol brasileiro e internacional.
Adriano encerrou oficialmente sua carreira com um espetáculo emocionante no Maracanã. O ex-atacante marcou dois gols: um com a camisa do Flamengo e outro com a da seleção italiana, simbolizando os momentos marcantes de sua trajetória tanto no Brasil quanto na Europa, especialmente na Inter de Milão (ITA).
Flamengo e São Paulo nos Estados Unidos
Agora aposentados, Hernanes e Adriano poderão acompanhar um novo capítulo da rivalidade entre Flamengo e São Paulo no início da próxima temporada. As equipes se enfrentarão no dia 19 de janeiro, nos Estados Unidos, como parte da FC Series, torneio que serve como preparação para os desafios de 2025.
A partida será mais um momento para relembrar as histórias que conectam os dois clubes e seus ídolos, mesmo fora dos gramados.
O presidente eleito rubro-negro, Luiz Eduardo Baptista, disse durante a campanha que era contra os cargos de vice-presidentes específicos, inclusive do futebol
|
Para além das mudanças no futebol, o Flamengo vai passar por uma revolução na sua estrutura de governo. Isso vai ocorrer na montagem da diretoria e posteriormente deve se estender a uma alteração nas regras de governança do clube. O presidente eleito rubro-negro, Luiz Eduardo Baptista, disse durante a campanha que era contra os cargos de vice-presidentes específicos, inclusive do futebol. E vai dar início ao cumprimento dessa premissa.
O estatuto do clube prevê a existência de 19 vice-presidências. Mas Bap vai anunciar uma diretoria mais enxuta nos próximos dias. E, apesar de eleger um vice de futebol por obrigação, ele não será o dono do departamento.
A ideia é de que os escolhidos componham um Conselho Diretor único que vai traçar todas as diretrizes para cada departamento. Mas serão os diretores profissionais que de fato executarão, sem a participação de um vice de Futebol como Marcos Braz.
Se isso já vai ocorrer informalmente, com a nova diretoria, a intenção do grupo de Bap é de que o novo formato de administração seja consolidado para ser definitivo. Isso seria feito por meio de uma reforma do estatuto do clube.
A proposta da diretoria é acabar com as vice-presidências específicas e deixar o Conselho como board de uma empresa.
A ideia tem o apoio do novo presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo, Ricardo Lomba, que se elegeu na segunda-feira (16), com o apoio do grupo de Bap.
Perguntado pelo blog, Lomba disse que gosta do modelo. Seu grupo político no Flamengo, inclusive, já tinha proposto uma alteração do estatuto nessa direção. Mas o Conselho Deliberativo - então sob o poder da corrente do presidente Rodolfo Landim - engavetou a ideia.
Agora, o projeto tem tudo para ir à frente. E, como o novo grupo demonstrou forças na eleição, é difícil que não seja capaz de aprovar o novo modelo.
O cria do Flamengo concorre à premiação ao lado de Rodri, Lionel Messi e quatro companheiros do Real Madrid
|
Estrela do Real Madrid (ESP) e cria do Flamengo, Vinícius Júnior é um dos grandes favoritos a ganhar o FIFA The Best 2024. A cerimônia, que consagrará o melhor jogador do mundo, acontece a partir das 14h desta terça-feira (17), diretamente da Academia Aspire, em Doha, no Catar.
Desse modo, torcedor que quiser acompanhar a nomeação do novo melhor jogador do mundo terá a opção de ver a cerimônia de forma gratuita no serviço de streaming FIFA+.
CONFIRA OS CONCORRENTES AO PRÊMIO
Vini Jr – Real Madrid (ESP)
Dani Carvajal – Real Madrid (ESP)
Erling Haaland – Manchester City (ING)
Federico Valverde – Real Madrid (ESP)
Florian Wirtz – Bayer Leverkusen (ALE)
Jude Bellingham – Real Madrid (ESP)
Kylian Mbappé – PSG (FRA)/Real Madrid (ESP)
Lamine Yamal – Barcelona (ESP)
Lionel Messi – Inter Miami (EUA)
Rodri – Manchester City (ING)
Toni Kroos – Real Madrid (ESP)
TEMPORADA DE VINI JR
Vini Jr foi o principal destaque do Real Madrid na última temporada (2023/24), levando a equipe a conquistar a Liga dos Campeões. Além disso, o atacante teve atuações acima da média. No período, o cria do Flamengo anotou 26 tentos e concedeu 11 assistências, em 49 jogos.
BRASIL TERÁ OUTROS REPRESENTANTES
Além de Vini Jr, o Brasil também será representado em outras categorias. No futebol feminino, Marta disputa o prêmio de gol mais bonito. Arthur Elias, técnico da Seleção Brasileira Feminina, é um dos postulantes à premiação de melhor treinador da categoria. Por fim, Ederson, do Manchester City (ING) concorre ao troféu de goleiro da temporada.