Futebol
|
0Eram 23 minutos do primeiro tempo da final da Libertadores Sub-20 e o Flamengo perdia para o Boca Juniors. Até que o cruzamento de Lorran acabou nos pés de Shola e virou o gol de empate, abrindo caminho para a vitória e o título que garantiu vaga na Mundial da categoria.
O feito que iniciou a virada rubro-negra teve autor nigeriano. O jovem de 18 anos nasceu em Ifaki, bem distante do Rio de Janeiro. Mas cruzar o oceano para tentar a sorte no Brasil tem sido cada vez mais comum.
Eles já estão aqui
Pode não aparecer tanto ainda por causa da alta quantidade de sul-americanos, mas a chegada de africanos ao futebol brasileiro é realidade. Clubes como Botafogo, Flamengo, São Paulo, Ceará, Criciúma e Londrina possuem atletas de origem africana em seus grupos, principalmente nas categorias de base.
O Tricolor já teve quatro africanos em sua formação. Hoje há um na base, King Faiasal (Gana), e outro no elenco principal, Iba Ly (Senegal).
O Botafogo tem dois jogadores de origem africana na base, mas que possuem dupla nacionalidade: Mbanza (Congo) e Adebayo (Nigéria). Além do zagueiro Bastos (Angola) no elenco principal.
"Hoje nós temos no Botafogo um departamento de captação estruturado e com processos bem definidos buscando a maior taxa de acerto possível. Nossos dois atletas, apesar de serem de origem africana, foram observados e captados aqui no Brasil. O Eduardo Adebayo está conosco desde os 7 anos de idade, oriundo da nossa parceria com o Núcleo Oficial de Escola de Futebol da TROPS. E o Mbanza chegou esse ano, após observarmos o atleta em uma passagem por outro clube aqui do Rio de Janeiro", contou Tiano Gomes, gerente de futebol de base do Botafogo. Mbanza, antes do Botafogo, passou pelo Vasco.
No Fla, Shola tem como companheiro outro nigeriano, o atacante Haruma Hassan no sub-20.
O Londrina teve no início da temporada a passagem do zagueiro Samuel Oti, nascido na Nigéria. Já o Ceará conta com os jovens Stanley Boateng e Steven Nufour, ambos com passagem pela seleção de base de Gana.
"Os jogadores africanos vêm dando um exemplo profissionalismo. Acaba sendo superior ao profissionalismo dos brasileiros, que muitas vezes acham que vão resolver o jogo a qualquer momento. Já o africano treina com a mesma vontade que vai jogar e o mesmo profissionalismo. Isso está sendo visto por todos os clubes", contou Isaías Portela, diretor das categorias de base do Ceará.
O novo defensor do Mais Querido participou de uma videoconferência com os jovens jogadores antes da decisão contra o Uruguai nesta última terça (4)
|
0Nesta última terça-feira (4), a Seleção Brasil iniciou o hexagonal final do Sul-Americano sub-20. Antes da bola rolar para o confronto contra o Uruguai, o novo reforço do Flamengo, Danilo, fez um discurso emocionante para os jovens atletas, que buscam o título e uma vaga no Mundial da categoria. Por videoconferência, o zagueiro do Mais Querido conversou com os garotos.
"Eu sempre fui um cara que me apoiei muito no grupo. Esse momento que se inicia agora, o hexagonal, é uma grande oportunidade que vocês se apoiem uns aos outros. Existe a possibilidade de as coisas não correrem bem e, se não correrem, será para todo mundo. Mas, se der certo, é bom para todo mundo, para todos vocês, para a carreira de vocês" disse Danilo.
"Minha palavra é que confiem na força que têm de maneira coletiva, porque isso vai fazer com que possam superar os momentos de dificuldade. Espero que vocês possam se comportar como um grupo, isso vai fazer de vocês uma equipe muito mais forte", acrescentou Danilo.
VEJA O VÍDEO:
POSSIBILIDADE DE TITULARIDADE
Danilo foi apresentado oficialmente na última quinta-feira (30) e já conquistou um título pelo Flamengo em sua estreia com o Manto Sagrado. Vale lembrar que o zagueiro atuou por alguns minutos na decisão da Supercopa do Brasil, contra o Botafogo.
No entanto, é provável que o defensor seja titular nesta quarta-feira (5), em confronto contra a Portuguesa-RJ, pela sétima rodada do Campeonato Carioca. O Flamengo entra em campo às 19h, em Uberlândia.
O meia argentino será contratado em definitivo pela equipe inglesa caso alcance a meta de seis jogos como titular nas competições inglesas
|
0Carlos Alcaraz foi emprestado pelo Flamengo ao Everton (ING), na última sexta-feira (31). Desse modo, o meia já se apresentou ao clube inglês e, inclusive, já tem data marcada para estrear com a equipe de Inglaterra.
O Everton volta a campo no próximo sábado (8) para enfrentar o Bournemouth (ING), pela Copa da Inglaterra. O confronto está marcado para acontecer às 12h, e Alcaraz deve ganhar uma oportunidade em campo pela primeira vez com a camisa do time inglês.
VALOR QUE O FLAMENGO RECEBERÁ
Alcaraz foi contratado pelo Flamengo em agosto do último ano, custando aproximadamente 20 milhões de dólares (R$ 110 milhões). No negócio feito com o Everton (ING), o Mais Querido realizou um empréstimo com obrigação de compra caso a meta de seis partidas seja cumprida. Assim, o Rubro-Negro poderá receber 18 milhões de euros (R$ 110 milhões).
ALCARAZ PELO FLAMENGO
Alcaraz deixou o Flamengo após cerca de seis meses. O jovem meia chegou em agosto de 2024 e, assim, participou de 19 jogos com o Manto Sagrado. Assim, o argentino balançou as redes em três partidas, além de dar duas assistências para seus companheiros.
E O FLAMENGO?
Sem Alcaraz, Flamengo segue focado nos compromissos da temporada. Agora, o Mais Querido se prepara para encarar a Portuguesa-RJ, nesta quarta-feira (5), às 19h, em Uberlândia, pela sétima rodada do Carioca.
A equipe espanhola enalteceu o técnico do Mais Querido em uma publicação no Instagram, o que causou alvoroço na torcida rubro-negra
|
0No último domingo (2), Filipe Luís alcançou uma grande marca pelo Flamengo ao conquistar a Supercopa do Brasil. Após a partida contra o Botafogo, o técnico do Mais Querido recebeu mensagens de apoio do Atlético de Madrid (ESP), clube onde fez história como jogador.
“Vamos! Parabéns, Mister”, disse o Atlético de Madrid no Instagram, em uma publicação de Filipe Luís nas redes sociais. Assim, a atitude do clube espanhol gerou engajamento entre torcedores do Mais Querido, que brincaram com a situação e pediram para os espanhóis 'tirarem o olho'.
DESEJO DE PERMANECER NO FLAMENGO
Mesmo a torcida brincando com a situação, a intenção de Filipe Luís é permanecer no Flamengo por muitos anos. Isso porque, além de ter um vínculo com o Rubro-Negro, o técnico torce para o Mais Querido desde a infância e já declarou seu amor pelo clube.
"Eu não tenho nenhum interesse em sair, quero ficar muito tempo no Flamengo. Já falei para o presidente quando a gente se conheceu e conversamos. Sou um cara que tenho um objetivo profissional e mais nada. Eles me deram todas as ferramentas para eu trabalhar e me desenvolver. Me dão esse time incrível que eu tenho na mão, não posso pedir mais nada. Para esse torcedor, pode ter certeza de que, antes de eu querer sair, o torcedor vai querer que eu saia", disse Filipe Luís, no último domingo (02).
MAIS TROFÉUS QUE DERROTAS
No último domingo (2), Filipe Luís alcançou uma incrível marca pelo Flamengo. O técnico do Mais Querido conquistou seu segundo troféu à frente do clube, somando mais títulos que derrotas.