Futebol

Problemas? Flamengo confirma retorno de 2 atletas que estavam com a seleção

Após defenderem o Uruguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, lateral e meia foram liberados e já se apresentam ao Mais Querido

Arrascaeta e Varela retornam ao Flamengo após Data FIFA, com o meia liberado sem restrições e o lateral passando por avaliação médica - foto; reprodução
Arrascaeta e Varela retornam ao Flamengo após Data FIFA, com o meia liberado sem restrições e o lateral passando por avaliação médica - foto; reprodução

07 Set 2025 | 16:39 |

Icon Comentário0

Flamengo informou que Guillermo Varela, lateral-direito da seleção uruguaia, foi liberado após a classificação do Uruguai para a Copa do Mundo FIFA 2026. O jogador apresentou quadro de pubalgia e será reavaliado pelo departamento médico rubro-negro.


De acordo com a nota oficial, o Dr. Fernando Sassaki, médico do clube, manteve contato constante com a equipe médica da Associação Uruguaia de Futebol para acompanhamento da situação do atleta.


ARRASCAETA FOI POUPADO


Além de Varela, o meia Giorgian De Arrascaeta também retorna ao elenco. Apesar de não apresentar nenhum problema clínico, o jogador foi poupado da segunda partida do Uruguai nesta Data FIFA. O clube agradeceu a cooperação entre os departamentos médicos da equipe celeste e do Rubro-Negro.

A pausa nos campeonatos nacionais entre os dias 1º e 10 de setembro acontece por conta da Data FIFA, destinada às Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. Havia a expectativa de que a eliminação na Copa do Brasil contra o Atlético-MG criasse maior intervalo entre compromissos, mas as mudanças promovidas pela CBF reduziram o espaço na agenda do Mengão.


PRÓXIMO COMPROMISSO

Flamengo volta a campo no próximo domingo (14), às 16h (de Brasília), diante do Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube busca encerrar um longo jejum em Caxias do Sul, já que a última vitória no local ocorreu em 1º de outubro de 1997, quando venceu por 1 a 0 após gol contra de Rodrigo Costa.


Futebol

Flamengo ou Corinthians? Renato Augusto revela torcida e diz que se ofereceu ao Fla

Meia anunciou a aposentadoria do futebol, falou que de ter retornado ao Mengão, mas diz que relação com o Alvinegro é diferente

Renato Augusto revela torcida para o Corinthians e diz que se ofereceu ao Flamengo antes de retornar ao Brasil - Foto: Reprodução
Renato Augusto revela torcida para o Corinthians e diz que se ofereceu ao Flamengo antes de retornar ao Brasil - Foto: Reprodução

27 Set 2025 | 12:00 |

Icon Comentário0

Ídolo recente do Corinthians e cria da Gávea, Renato Augusto relembrou sua trajetória no Flamengo e revelou mágoas com o clube que o lançou no futebol. O ex-meia, que esteve nas arquibancadas do Maracanã até as semifinais da Copa do Brasil de 2006, foi promovido ao time principal justamente na final contra o Vasco e ajudou o Rubro-Negro a conquistar o título. Ainda assim, afirma que hoje seu maior vínculo emocional é com o time paulista.


Renato Augusto responde sobre Flamengo x Corinthians: "onde meu olho brilha, que eu fico arrepiado, emocionado, hoje é o Corinthians"


“Eu tenho carinho e gratidão pelo Flamengo, mas a minha história, onde meu olho brilha, que eu fico arrepiado, emocionado, hoje é o Corinthians. Por tudo que eu vivi, por todo o carinho que o torcedor tem comigo”, disse Renato ao GE.


POR QUE RENATO AUGUSTO NÃO VOLTOU AO FLAMENGO?

Negociado em 2008 com o Bayer Leverkusen (ALE), Renato sempre sonhou em retornar ao Flamengo. Segundo ele, porém, apesar das tentativas, as portas nunca mais se abriram. O ex-jogador contou que chegou a dar sua palavra ao então dirigente Kléber Leite de que daria prioridade ao clube, mas a diretoria optou por outro caminho.


“Por muito tempo eu fiquei magoado. Eu tentei voltar por diversas vezes, e o clube depois vendia externamente que eu não quis. Isso me magoava um pouco. Faz parte do jogo. Na época de eleição, falei com o Zinho, estava tudo bem encaminhado, mas eles perderam", iniciou o meia.

Acharam que não era o momento: “jogador muito caro, não queremos”. Fiz o meu papel. E na semana seguinte contrataram outro jogador da minha posição, pelo mesmo valor, com o mesmo contrato. Depois disseram que eu não quis ir. Como é que falam isso de mim? Para o torcedor, parecia que eu não queria voltar”, relatou. Assim, Renato acabou fechando com o Corinthians, clube que vivia um período estruturado e vinha de títulos importantes.

APOSENTADORIA

Aos 37 anos, Renato Augusto anunciou a aposentadoria neste ano, após nova sequência de lesões atuando pelo Fluminense. Pelo Flamengo, conquistou a Copa do Brasil de 2006 e os Campeonatos Cariocas de 2007 e 2008, ambos sobre o Botafogo.

CORINTHIANS X FLAMENGO

Renato Augusto poderá acompanhar suas duas ex-equipes neste domingo (28), quando o Flamengo visita o Corinthians na Neo Química Arena às 20h30 (horário de Brasília), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengão é o líder da competição com 51 pontos, enquanto o alvinegro está na 10ª colocação, com 29.



Futebol

Conmebol define datas e horários para Flamengo x Racing na Libertadores

Entidade coloca confronto em duas quartas-feiras e desafio do Mengão frente a ‘La Acade’ na competição contará com transmissão da Rede Globo

Conmebol define as datas para às semifinais da Libertadores; Flamengo x Racing será em duas quartas-feiras - Foto: Reprodução
Conmebol define as datas para às semifinais da Libertadores; Flamengo x Racing será em duas quartas-feiras - Foto: Reprodução

27 Set 2025 | 11:00 |

Icon Comentário0

A Conmebol divulgou as datas e os horários dos confrontos entre Flamengo e Racing pela semifinal da Copa Libertadores. O duelo de ida será no Maracanã, no dia 22 de outubro (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília). A partida decisiva acontece uma semana depois, em 29 de outubro (quarta-feira), também às 21h30, no El Cilindro, em Avellaneda. As partidas terão transmissão da Rede Globo (TV aberta) e da Paramount+ (streaming).


Na outra chave, o Palmeiras enfrenta a LDU (EQU). O primeiro jogo será em Quito, no dia 23 de outubro (quinta-feira), às 21h30, enquanto a decisão acontece no Allianz Parque, em 30 de outubro (quinta-feira), no mesmo horário.


A final da Libertadores está marcada para o dia 29 de novembro (sábado), em jogo único no Estádio Monumental de Lima, no Peru. O palco traz boas lembranças aos rubro-negros, já que foi lá que o time conquistou o título de 2019 contra o River Plate.


CAMINHO DO FLAMENGO ATÉ A SEMIFINAL

O Flamengo garantiu vaga ao superar o Estudiantes (ARG) nos pênaltis. O Rubro-Negro venceu por 2 a 1 no Maracanã, perdeu por 1 a 0 em La Plata e contou com a atuação decisiva de Rossi nas penalidades. Já o Palmeiras eliminou o River Plate (ARG) com duas vitórias: 2 a 1 em Buenos Aires e 3 a 1 em São Paulo.


ANTES DISSO…

Enquanto aguarda pelo confronto decisivo pela Libertadores, o Flamengo foca seus esforços no Brasileirão, onde encara o Corinthians neste domingo (28) às 20h30 (horário de Brasília) pela 25ª rodada da competição. Líder com 51 pontos, o Mais Querido precisa da vitória para não perder a primeira colocação da tabela na rodada.



Futebol

Flamengo responde nota da Libra sobre bloqueio de repasses da Globo

Mengão conseguiu junto a justiça que os valores do acordo da liga com a TV fossem bloqueados, o que rendeu uma resposta dura dos clubes afiliados

Flamengo conseguiu o bloqueio de rapasses do valor referente a audiência do contrato da Libra com a Globo - Foto: Reprodução/Flamengo TV
Flamengo conseguiu o bloqueio de rapasses do valor referente a audiência do contrato da Libra com a Globo - Foto: Reprodução/Flamengo TV

27 Set 2025 | 10:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo anunciou nesta sexta-feira (26) que ingressou com uma ação judicial contra a Liga do Futebol Brasileiro (Libra). O clube contesta o modelo de divisão das receitas de transmissão referentes à audiência, que corresponde a 30% do total. Segundo o Rubro-Negro, a fórmula adotada desconsidera sua representatividade no cenário nacional. A liga respondeu a ação do Mengão por meio de nota.


NOTA OFICIAL DO FLAMENGO


O clube publicou um longo comunicado em que afirma:


  • Que sempre esteve disposto a buscar solução amigável e chegou a aceitar concessões;
  • Que a divisão aprovada em assembleia, atribuindo apenas 20,41% da receita de audiência ao Flamengo, embora sua torcida represente 47% dos torcedores da Libra, é ilegal e fere o Estatuto da entidade;
  • Que o modelo imposto gera um prejuízo estimado em R$ 100 milhões por ano, 37% a menos do que o contrato anterior;
  • Que a ação judicial busca apenas corrigir a distorção, sem objetivo de asfixiar financeiramente os demais clubes, já que apenas os 30% de audiência estão retidos, enquanto os outros 70% seguem liberados.
  • O Flamengo reforçou ainda que sua luta é pelo respeito ao Estatuto, pela valorização da representatividade de cada clube e pela adoção de critérios mais justos e equilibrados na divisão de receitas.
CONTEXTO DO CASO

A diretoria rubro-negra entende que a maior parte da audiência televisiva do futebol brasileiro é composta por torcedores do Flamengo. Por isso, considera injusto que clubes com menor apelo recebam parcelas próximas às do Mais Querido.


Com a medida, o Flamengo conseguiu travar R$ 77 milhões referentes ao contrato de TV da Libra — valor que envolve todos os clubes participantes: São Paulo, Palmeiras, Santos, Bahia, Grêmio, Vitória, Atlético-MG e Red Bull Bragantino.

A RESPOSTA DA LIBRA

Em nota, a organização repudiou a postura do Flamengo, alegando que a ação “desgasta a harmonia do grupo ao questionar acordos já pacificados”. A Libra defendeu que o modelo foi aprovado em assembleia e acusou o clube carioca de desrespeitar o consenso firmado.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

"O Clube de Regatas do Flamengo ajuizou nos últimos dias medida judicial, com pedido de liminar, contra a Liga do Futebol Brasileiro – LIBRA. O objetivo é impedir que o Flamengo sofra prejuízos adicionais em razão do estabelecimento de critérios de divisão de receitas por audiência que não reconhecem o poder gerador de recursos financeiros pelo Flamengo.

É importante que fique claro que o Flamengo, desde o momento que ingressou na LIBRA, concordou em dividir as receitas de direitos de transmissão, de imagem e de som de forma bastante equilibrada. Assim, 40% das receitas seriam repartidas de forma igualitária entre todos os clubes, 30% seriam repartidas de acordo com a classificação final no Campeonato Brasileiro da Série A e 30% seriam divididas segundo a audiência gerada por cada clube.

Existe a previsão no Estatuto da LIBRA de um legítimo direito de veto (que cabe ao Flamengo e a todos os demais clubes), exigindo-se a aprovação unânime do critério de rateio dos valores devidos aos clubes a título de audiência. Além disso, há no Anexo 1 do Estatuto a previsão de uma receita mínima garantida, correspondente às receitas que os clubes obtiveram pelos direitos de transmissão no ano de 2023.

Para a aprovação do critério de rateio foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da LIBRA, em 16/05/25, onde o Flamengo se posicionou contra o cenário de divisão de receita proposto pela LIBRA, tendo a reunião sido suspensa sem nenhuma deliberação.

O tema foi retomado em nova AGE, no dia 26/08/25, quando Flamengo e Volta Redonda votaram contra o cenário defendido pela LIBRA, que concede ao Flamengo 20,41% da receita de audiência, que está longe de representar o poder gerador de receitas do clube. Exemplificando, o tamanho da torcida do Flamengo dentre os clubes da LIBRA é de 47%. Nessa ocasião o Flamengo entregou seu voto divergente por escrito.

O Flamengo sempre esteve disposto a buscar uma solução amigável para o problema e a fazer algum grau de concessão para chegar a um acordo, mas os demais clubes foram intransigentes e impuseram um prejuízo superior a 100 milhões de reais anuais ao Flamengo, o que representa uma perda de 37% em relação ao contrato anterior.

Diante da insistência da LIBRA em impor esse cenário, mesmo com os votos contrários do Flamengo e do Volta Redonda, o que configura descumprimento do Estatuto e é, portanto, ilegal, não restou ao Flamengo outra alternativa senão recorrer à justiça.

Registre-se que o Flamengo não tem interesse no litígio, na medida em que a maior parte dos valores depositados cabem ao clube, que é aquele que tem a maior audiência no país. É péssimo para o Flamengo que as receitas devidas a título de audiência fiquem retidas judicialmente. Não tem como concordar, todavia, com a solução absurda que a LIBRA deseja implementar, tiranicamente, em prejuízo do clube.

Não é verdade, por fim, que o depósito judicial dos valores vá asfixiar financeiramente os demais clubes. Lembre-se que o processo envolve, apenas, os 30% de audiência, nada impedindo o recebimento dos demais 70%, na forma estabelecida no contrato.

O Flamengo reafirma que sua luta é para que sua representatividade seja respeitada, que as decisões da LIBRA sejam tomadas dentro das regras previstas no Estatuto e da Lei e que a história e o valor de cada clube sejam reconhecidos pelos seus méritos, de forma justa e equilibrada."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Léo Ortiz explica lance que ajudou na classificação do Flamengo: ”senti…”
Futebol

Léo Ortiz explica lance que ajudou na classificação do Flamengo: ”senti…”

27 Set 2025 | 09:04

Icon Comentário0
CBF detalha tabela do Flamengo entre a 28ª e 33ª rodada do Brasileirão
Futebol

CBF detalha tabela do Flamengo entre a 28ª e 33ª rodada do Brasileirão

27 Set 2025 | 08:24

Icon Comentário0
Flamengo desmente coluna de Léo Dias sobre festa de atletas
Futebol

Flamengo desmente coluna de Léo Dias sobre festa de atletas

27 Set 2025 | 07:47

Icon Comentário0