Futebol

Que fase! Uruguaios do Flamengo vivem momentos de lesão e questionamentos no clube

De Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña são figuras frequentes na seleção uruguaia

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

O Flamengo conta com quatro jogadores uruguaios que compõem a seleção celeste: De Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña, figuras fundamentais para a equipe rubro-negra. No entanto, a temporada 2024 tem sido marcada por dificuldades envolvendo o quarteto. Entenda a situação de cada um deles.


Arrascaeta


Ídolo e multicampeão pelo Flamengo, o meia Giorgian de Arrascaeta enfrenta uma fase sem brilho na temporada pelo Rubro-Negro. Desde o empate contra o Vasco, pelo Brasileirão, o camisa 14 não participa de gols da equipe rubro-negra e ficou marcado por atuações apagadas nos confrontos seguintes.


Inclusive, após a eliminação para o Peñarol na Libertadores, Arrascaeta admitiu que não está 100% recuperado de lesão. O uruguaio lamentou o fato de ter participado de muitos minutos no Clássico dos Milhões e precisaria de mais tempo na recuperação.


- Estou melhorando. Não era para ter jogado tantos minutos no jogo anterior, mas infelizmente aconteceu mais uma lesão no nosso elenco. Estava voltando de lesão, então foram poucos treinos com a equipe principal.

De La Cruz

Logo em sua chegada ao Rio de Janeiro, De La Cruz se adaptou rapidamente ao Flamengo e se tornou titular absoluto no início da temporada. Porém, os problemas físicos o fizeram cair no segundo semestre - ele sofreu lesão no músculo posterior da coxa direita no último domingo (20), durante o início do segundo tempo contra o Corinthians - e seu rendimento na equipe caiu.

Após a Copa América, De La Cruz tem tido problemas para manter uma sequência de jogos sem lesões. Na temporada, o jogador completou 90 minutos em apenas nove partidas, e somente três delas foram após seu retorno da seleção uruguaia, destacando a atual fragilidade de sua condição física.

Como solução para ocupar a vaga do meio-campista, quem surge como opção mais provável é Carlos Alcaraz. Contratação mais cara da história do clube, o argentino chegou ao Rubro-Negro no fim de agosto e ainda não conseguiu se firmar. Até aqui, foram oito jogos, um gol (de pênalti) e uma assistência.

Varela

Guillermo Varela possui uma lista polêmicas em sua passagem no Flamengo. O lateral-direito esteve envolvido na confusão envolvendo torcedores do Peñarol no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, às vésperas da semifinal do time uruguaio contra o Botafogo. Nas redes sociais, vídeos mostrando a presença do defensor rapidamente circularam na internet.

Em julho de 2022, Varela desembarcava no Rio de Janeiro para reforçar o elenco do time carioca. A chegada do atleta, que antes estava no Dínamo Moscou, da Rússia, foi carregada de expectativas. O elenco rubro-negro carecia de peças para a lateral-direita e via no uruguaio a esperança de solucionar o problema do setor. Contudo, a resposta não veio de forma imediata.

O uruguaio demorou para se firmar no time titular do Flamengo. No primeiro ano, Rodinei assumiu a titularidade da posição e limitou as oportunidades dele em campo. O cenário se estendeu em 2023, mesmo com a saída do antigo titular e troca de técnicos. Assim, Varela não conseguiu se firmar como titular nas equipes de Dorival Júnior (2022), Vitor Pereira (2023) e Jorge Sampaoli (2023).

Os poucos minutos em campo antecederam a primeira grande polêmica do jogador no clube carioca. Além de ser flagrado em meio a um conflito protagonizado por torcedores do Peñarol, Varela se envolveu em uma briga com o volante Gerson durante um treino no Ninho do Urubu. O conflito aconteceu às vésperas da semifinal da Copa do Brasil de 2023, contra o Grêmio, e o defensor fraturou o nariz por conta da agressão.

Viña

Lesionado desde agosto, o lateral-esquerdo Matías Viña é mais um que se tornou desfalque na temporada. Foi constatada lesão no ligamento cruzado do jogador, quando precisou ser retirado na partida contra o Palmeiras, pela 22ª rodada do Brasileirão.

O lateral chegou ao Flamengo em janeiro de 2024 como uma das principais contratações para a temporada. Em oito meses, Viña soma 22 participações, um gol e duas assistências. Com mais uma baixa no elenco, o clube da Gávea contratou Alex Sandro para repor a lateral esquerda ao lado de Ayrton Lucas.



Futebol

Flamengo e Atlético-MG farão 5 jogos até jogo decisivo da Copa do Brasil

Mengão terá três partidas pelo Campeonato Brasileiro e o jogo de ida no Maracanã e o Galo terá Libertadores com chances de chegar a decisão continental

Os jogos de Flamengo e Atlético-MG antes da Final - Foto: Reprodução
Os jogos de Flamengo e Atlético-MG antes da Final - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo concentra todas as atenções no pentacampeonato da Copa do Brasil. Seu adversário na decisão, Atlético-MG, também está focado no torneio, além de disputar a Libertadores e ter compromissos no Brasileirão. Abaixo estão os próximos jogos de ambos os times até o segundo confronto da final, marcado para o dia 10 de novembro, em Belo Horizonte.


PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO


26/10 – Flamengo x Juventude, 16h30, Maracanã – Brasileirão


30/10 – Internacional x Flamengo, 19h, Estádio Beira-Rio – Brasileirão

03/11 – Flamengo x Atlético-MG, 16h, Maracanã – Copa do Brasil


06/11 – Cruzeiro x Flamengo, 21h, Mineirão – Brasileirão

10/11 – Atlético-MG x Flamengo, 16h, Arena MRV – Copa do Brasil

PRÓXIMOS JOGOS DO ATLÉTICO-MG

26/10 – Atlético-MG x Internacional, 19h, Arena MRV – Brasileirão

29/10 – River Plate (ARG) x Atlético-MG, 21h30, Libertadores

03/11 – Flamengo x Atlético-MG, 16h, Maracanã – Copa do Brasil

06/11 – Atlético-GO x Atlético-MG, 21h, Estádio Antônio Accioly – Brasileirão

10/11 – Atlético-MG x Flamengo, 16h, Arena MRV – Copa do Brasil

Neste sábado (26), Flamengo e Atlético-MG entram em campo pelo Brasileirão. O Rubro-Negro enfrenta o Juventude, às 16h30, no Maracanã, enquanto o Galo, provavelmente com um time reserva, joga contra o Internacional em Belo Horizonte. Isso porque o técnico Gabriel Milito deve poupar atletas para o jogo decisivo de terça-feira (29), contra o River Plate (ARG), pelas semifinais da Libertadores.

Na próxima quarta-feira (30), o Flamengo disputa uma partida atrasada do Brasileirão contra o Internacional, em um confronto direto na luta pelo G4. Filipe Luís ainda não confirmou a escalação que atuará no Beira-Rio, mas pode optar por preservar titulares em função da ida da final da Copa do Brasil.

UM JOGO ENTRE AS FINAIS

Flamengo e Atlético-MG se enfrentam nos dias 3 e 10 de novembro pela final da Copa do Brasil, com o primeiro jogo no Maracanã e o segundo na Arena MRV. Entre as duas partidas, ambos os times jogam pelo Brasileirão em 6 de novembro: o Flamengo enfrentará o Cruzeiro, também em Belo Horizonte, enquanto o Atlético-MG encara o Atlético-GO em Goiânia.

VAMOS, FLAMENGO!

Com o elenco completo e como preparação para a final, o Flamengo enfrenta o Juventude neste sábado (26), às 16h30 (horário de Brasília), pela 31ª rodada do Brasileirão.


Futebol

Escalado! Recheado de mudanças, Flamengo divulga os titulares para o duelo diante do Juventude

O confronto válido pelo Campeonato Brasileiro começa às 16h

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

O Flamengo tem compromisso pelo Brasileirão neste sábado. Nesse sentido, encara o Juventude no Maracanã, ainda com chances matemáticas pelo título Brasileiro e querendo se consolidar no G4, afim de garantir vaga na próxima Libertadores. PAra o confronto, o Flamengo divulgou oficialmente os 11 titulares de Filipe Luís, que foi obrigado a fazer mudanças na equipe.


Após a semana livre para treino, o técnico terá desfalques para o Brasileirão. De la Cruz e Alex Sandro estão fora de combate por lesão, e Bruno Henrique, por suspensão automática após o terceiro amarelo na competição. Na vaga do uruguaio, Evertton Araújo é o escolhido, e Michael forma dupla no ataque com Gabigol. Ayrton Lucas é o substituto imediato na lateral esquerda.


Escalação: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Evertton Araújo, Arrascaeta, Gerson, Michael e Gabigol.


Como vem o Juventude?

O Juventude quer colocar fim ao momento negativo que vive no Campeonato Brasileiro, com quatro partidas sem vitória. A sequência fez com que o clube gaúcho se aproximasse e muito da zona de rebaixamento. A distância atual para o Z-4 é de apenas dois pontos. Na última rodada, o Ju acabou sendo derrotado pelo Palmeiras por 5 a 3, em pleno Alfredo Jaconi.


A partida entre Flamengo x Juventude, começa às 16h.


Futebol

Acompanhe ao vivo- Flamengo x Juventude _ Campeonato Brasileiro

Duelo entre cariocas e paulistas acontece às 16h30 deste sábado

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Flamengo e Juventude se enfrentam neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo chega motivado após a classificação para final da Copa do Brasil. E o Rubro-Negro precisa da vitória para se manter na briga pelas primeiras posições no Brasileirão. O Fla está quarto lugar no Brasileiro, com 10 pontos a menos em relação ao líder Botafogo, que tem um jogo a mais. 


Acompanhe a partida aqui:







envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Cria ganha oportunidade com a lesão de De La Cruz no Flamengo
Futebol

Cria ganha oportunidade com a lesão de De La Cruz no Flamengo

 

Icon Comentário0
Bastidores: Michael ganha força e deverá ser titular pelo Flamengo após se recuperar de lesão
Futebol

Bastidores: Michael ganha força e deverá ser titular pelo Flamengo após se recuperar de lesão

 

Icon Comentário0
Flamengo escala jovem promessa da base para a partida contra o Juventude
Futebol

Flamengo escala jovem promessa da base para a partida contra o Juventude

 

Icon Comentário0