
Futebol
Com ex-Flamengo como titular, confira a provável escalação do Cruzeiro
01 Out 2025 | 20:51
Futebol
25 Out 2024 | 10:31 |
O Flamengo conta com quatro jogadores uruguaios que compõem a seleção celeste: De Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña, figuras fundamentais para a equipe rubro-negra. No entanto, a temporada 2024 tem sido marcada por dificuldades envolvendo o quarteto. Entenda a situação de cada um deles.
Arrascaeta
Ídolo e multicampeão pelo Flamengo, o meia Giorgian de Arrascaeta enfrenta uma fase sem brilho na temporada pelo Rubro-Negro. Desde o empate contra o Vasco, pelo Brasileirão, o camisa 14 não participa de gols da equipe rubro-negra e ficou marcado por atuações apagadas nos confrontos seguintes.
Inclusive, após a eliminação para o Peñarol na Libertadores, Arrascaeta admitiu que não está 100% recuperado de lesão. O uruguaio lamentou o fato de ter participado de muitos minutos no Clássico dos Milhões e precisaria de mais tempo na recuperação.
- Estou melhorando. Não era para ter jogado tantos minutos no jogo anterior, mas infelizmente aconteceu mais uma lesão no nosso elenco. Estava voltando de lesão, então foram poucos treinos com a equipe principal.
De La Cruz
Logo em sua chegada ao Rio de Janeiro, De La Cruz se adaptou rapidamente ao Flamengo e se tornou titular absoluto no início da temporada. Porém, os problemas físicos o fizeram cair no segundo semestre - ele sofreu lesão no músculo posterior da coxa direita no último domingo (20), durante o início do segundo tempo contra o Corinthians - e seu rendimento na equipe caiu.
Após a Copa América, De La Cruz tem tido problemas para manter uma sequência de jogos sem lesões. Na temporada, o jogador completou 90 minutos em apenas nove partidas, e somente três delas foram após seu retorno da seleção uruguaia, destacando a atual fragilidade de sua condição física.
Como solução para ocupar a vaga do meio-campista, quem surge como opção mais provável é Carlos Alcaraz. Contratação mais cara da história do clube, o argentino chegou ao Rubro-Negro no fim de agosto e ainda não conseguiu se firmar. Até aqui, foram oito jogos, um gol (de pênalti) e uma assistência.
Varela
Guillermo Varela possui uma lista polêmicas em sua passagem no Flamengo. O lateral-direito esteve envolvido na confusão envolvendo torcedores do Peñarol no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, às vésperas da semifinal do time uruguaio contra o Botafogo. Nas redes sociais, vídeos mostrando a presença do defensor rapidamente circularam na internet.
Em julho de 2022, Varela desembarcava no Rio de Janeiro para reforçar o elenco do time carioca. A chegada do atleta, que antes estava no Dínamo Moscou, da Rússia, foi carregada de expectativas. O elenco rubro-negro carecia de peças para a lateral-direita e via no uruguaio a esperança de solucionar o problema do setor. Contudo, a resposta não veio de forma imediata.
O uruguaio demorou para se firmar no time titular do Flamengo. No primeiro ano, Rodinei assumiu a titularidade da posição e limitou as oportunidades dele em campo. O cenário se estendeu em 2023, mesmo com a saída do antigo titular e troca de técnicos. Assim, Varela não conseguiu se firmar como titular nas equipes de Dorival Júnior (2022), Vitor Pereira (2023) e Jorge Sampaoli (2023).
Os poucos minutos em campo antecederam a primeira grande polêmica do jogador no clube carioca. Além de ser flagrado em meio a um conflito protagonizado por torcedores do Peñarol, Varela se envolveu em uma briga com o volante Gerson durante um treino no Ninho do Urubu. O conflito aconteceu às vésperas da semifinal da Copa do Brasil de 2023, contra o Grêmio, e o defensor fraturou o nariz por conta da agressão.
Viña
Lesionado desde agosto, o lateral-esquerdo Matías Viña é mais um que se tornou desfalque na temporada. Foi constatada lesão no ligamento cruzado do jogador, quando precisou ser retirado na partida contra o Palmeiras, pela 22ª rodada do Brasileirão.
O lateral chegou ao Flamengo em janeiro de 2024 como uma das principais contratações para a temporada. Em oito meses, Viña soma 22 participações, um gol e duas assistências. Com mais uma baixa no elenco, o clube da Gávea contratou Alex Sandro para repor a lateral esquerda ao lado de Ayrton Lucas.
Mengão entra em campo nesta quinta-feira (2) para encarar a Raposa pela 26ª rodada do Brasileirão com expectativa de seguir à frente na briga pelo título
02 Out 2025 | 08:21 |
O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (2), no Maracanã, em mais um jogo crucial pelo Brasileirão 2025. A partida contra o Cruzeiro promete clima de final antecipada, já que envolve confronto direto na briga pela liderança.
O duelo começa às 20h30 (horário de Brasília), com transmissão do SporTV, na TV fechada, e do Premiere, no pay-per-view. A arbitragem ficará a cargo de Ramon Abatti Abel, que já apitou 22 jogos do Flamengo, incluindo a decisão da Supercopa contra o Botafogo.
O Maracanã estará lotado mais uma vez. Os ingressos para a partida já se esgotaram, e a Nação prepara uma grande festa no estádio. A venda começou no dia 2 de setembro, com exclusividade para sócios-torcedores do Flamengo, que tiveram prioridade e descontos especiais. Posteriormente, em 18 de setembro, a comercialização foi aberta ao público geral.
A rodada coloca frente a frente o líder Flamengo e o terceiro colocado Cruzeiro. O Palmeiras ocupa a vice-liderança com 52 pontos, enquanto o time mineiro soma 50. Se vencer, o Rubro-Negro abre sete pontos para o Cruzeiro e cinco para o Palmeiras. Em caso de derrota, a Raposa reduz a diferença para apenas um ponto e assume a vice-liderança.
O Cruzeiro não vence o Flamengo no Rio de Janeiro pelo Brasileirão desde 2010. A esperança celeste é o técnico Léo Jardim, apelidado de “exterminador de tabus” pela torcida mineira, já que comandou a quebra de dez marcas históricas desde sua chegada.
Mengão conseguiu bloqueio de repasses das verbas referentes aos 30% de audiência do contrato da Liga com a Globo, trazendo retaliação
02 Out 2025 | 08:09 |
A disputa entre Flamengo e Libra segue intensa. Após o Rubro-Negro conseguir uma liminar que bloqueou parte dos repasses referentes aos direitos de TV do Brasileirão, a liga entrou com um recurso na Justiça do Rio de Janeiro na tentativa de derrubar a decisão favorável ao clube carioca.
O argumento utilizado pela Libra é de que o ex-presidente Rodolfo Landim havia aprovado a forma de distribuição dos pagamentos. No entanto, o atual mandatário, Luiz Eduardo Baptista (Bap), revisou os termos e considera que o modelo proposto causa prejuízos ao Flamengo.
Flamengo em nota sobre acordo com a Libra: "É falso que tenha sido acordada qualquer definição de percentuais de audiência"
Segundo a liga, a postura da nova gestão seria motivada por questões políticas e divergências em relação à administração anterior. A informação sobre o recurso foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL.
Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (01), o Flamengo publicou um material no formato de “fatos e fakes” para esclarecer sua visão sobre a polêmica da distribuição de receitas. Entre os pontos destacados, o clube afirmou:
“É falso que tenha sido acordada qualquer definição de percentuais de audiência. O Estatuto é omisso nesse ponto. A assembleia geral da Libra teve que deliberar sobre a lacuna existente, mas não houve conclusão. O Flamengo votou contra a proposta e, mesmo assim, a Globo efetuou pagamentos de acordo com o cenário apresentado pela Libra, o que é ilegal por ferir a exigência de unanimidade prevista no Estatuto.”
“É falso que o Flamengo negue ter assinado contrato e agora queira mudar as condições. A convocação da Assembleia Geral da Libra em maio de 2025 foi clara: a votação tinha como objetivo definir cenários para a divisão de receitas de audiência na venda dos direitos de transmissão.”
A principal discordância da atual diretoria é sobre os critérios de divisão da cota de audiência. Para Bap, é injusto que clubes com apelo muito inferior, como o Bragantino, recebam a mesma porcentagem que o Flamengo, responsável por atrair público muito maior.
Sem acordo, o Flamengo recorreu à Justiça e obteve o bloqueio de valores que seriam repassados aos demais clubes da Libra. A decisão provocou forte reação: Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Santos e Vitória publicaram notas oficiais criticando duramente a postura da diretoria rubro-negra.
Técnico Leonardo Jardim terá de encontrar alternativas no elenco para o confronto direto pelo título brasileiro diante do Mengão
02 Out 2025 | 07:53 |
Nesta quinta-feira (02), Flamengo e Cruzeiro fazem um duelo decisivo pela 26ª rodada do Brasileirão. No Maracanã, o líder recebe o vice-líder em um confronto que pode alterar o rumo da disputa pelo título devido a situação da tabela.
A equipe mineira chega desfalcada. O técnico Leonardo Jardim não terá o zagueiro Luís Sinisterra, em recuperação de estiramento muscular na coxa direita. O Cruzeiro também não terá à disposição o lateral Fagner, que trata uma fratura na fíbula.
Com isso, a provável escalação do Cruzeiro é: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian, Wanderson e Kaio Jorge. Ídolo rubro-negro, Gabigol deve começar no banco.
Já o Flamengo, comandado por Filipe Luís, deve ir a campo com: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Danilo e Alex Sandro; Saúl, Jorginho e Arrascaeta; Gonzalo Plata, Samuel Lino e Pedro. Existe ainda a chance de Léo Pereira ser poupado pela sequência intensa de jogos.
O Flamengo lidera com 54 pontos, quatro a mais que o Cruzeiro. Em caso de vitória, o Rubro-Negro pode abrir sete de vantagem e ainda tem um jogo atrasado contra o Sport, com chance de ampliar a diferença para até 10 pontos.
O duelo entre Flamengo e Cruzeiro, líder e vice-líder, será às 20h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto terá transmissão do SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view)., com arbitragem de Ramon Abatti Abel (SC).