Futebol

Sem psicólogo desde 2019, Flamengo busca profissional que estava no Botafogo

Rubro-Negro busca recuperar atuação da área dentro do clube com Paulo Ribeiro em 2025

Reprodução
Reprodução

05 Jan 2025 | 08:11 |

Icon Comentário0

Depois de seis anos, o Flamengo pode voltar a ter um psicólogo no clube. A nova diretoria, sob o comando do presidente Bap, marcou reunião para segunda-feira com o psicólogo Paulo Ribeiro, que saiu do Botafogo. A informação inicial é do jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo Jogada10.



Paulo Ribeiro é referência na psicologia do esporte e já atuou no clube há 20 anos. O Flamengo pretende apresentar um projeto para voltar a desenvolver o setor. O psicólogo estaria alinhado ao novo chefe do departamento médico, José Luiz Runco, que substituirá Márcio Tannure no comando da pasta.


O Flamengo, aliás, não tem um psicólogo desde 2019, quando demitiu Alberto Filgueiras. A partir daí, o departamento de futebol recorria a clínicas particulares terceirizadas para os jogadores. Bap organiza a implementação de uma equipe de psicólogos. Dessa forma, além de tratar os garotos das categorias de base, o clube deve aumentar a atuação da psicologia também para o elenco profissional.


Paulo Ribeiro, aliás, era head de Psicologia da SAF do Botafogo. O trabalho dele era bem avaliado internamente e, ao longo da temporada, foi reverenciada pela comissão técnica e por jogadores do elenco.


Futebol

José Boto define perfil de reforços do Flamengo: "mentalidade europeia"

Diretor de futebol explica estratégia para 2026, cita limitações do mercado sul-americano e destaca importância de atletas experientes para suportar a pressão

José Boto prioriza atletas com "mentalidade europeia" e experiência para suportar a pressão no Flamengo - foto: reprodução
José Boto prioriza atletas com "mentalidade europeia" e experiência para suportar a pressão no Flamengo - foto: reprodução

22 Dez 2025 | 18:50 |

Icon Comentário0

Após uma temporada histórica em 2025, o Flamengo já iniciou o planejamento do elenco para o próximo ano. A diretoria definiu que manterá a estratégia de buscar jogadores “prontos” e com mentalidade europeia, modelo que sustentou o sucesso recente. A diretriz foi confirmada por José Boto, diretor de futebol, em entrevista nesta segunda-feira (22).


Em seu primeiro ano à frente do departamento, Boto explicou que o clube não pretende apostar em promessas para o time principal neste momento. A prioridade é contratar atletas experientes, capazes de entregar desempenho imediato e lidar com o alto nível de cobrança que envolve o ambiente rubro-negro.


“O mercado sul-americano é pequeno para a realidade e cultura do Flamengo. Não quer dizer que não haja jogadores com muito potencial no Brasil, Equador ou Argentina. Mas, no Flamengo, é preciso trazer jogadores prontos para jogar e para a pressão que é, pois influencia muito. Se não lidar bem com a pressão, vai ter dificuldades. Jogadores com mais experiência suportam isso melhor”, afirmou o diretor de futebol do Flamengo.


PERFIL MONITORADO


Para o dirigente, o mercado sul-americano oferece talentos, mas nem sempre atende às exigências do Flamengo. Segundo ele, a pressão da camisa e a necessidade de resultados rápidos limitam as opções locais, tornando a experiência um fator decisivo na escolha dos reforços.

Outro ponto destacado é a valorização do chamado “treino invisível”. Hábitos profissionais fora de campo, como alimentação, descanso e recuperação, fazem parte do perfil buscado. Contratações como Danilo, Jorginho e Alex Sandro foram citadas como exemplos positivos de influência no elenco.

GASTOS DO FLAMENGO

Em 2025, o Flamengo investiu mais de R$ 450 milhões em sete reforços de peso. Para 2026, a prioridade é renovar com o técnico Filipe Luís e buscar contratações pontuais, com foco na chegada de um zagueiro e de um goleiro para fortalecer o setor defensivo.


Futebol

Internacional recusa oferta do Flamengo por Vitão envolvendo perdão da dívida de Thiago Maia

Clube carioca propôs abater valores pendentes da venda do volante somados a uma quantia em dinheiro, mas diretoria colorada considera a oferta insuficiente

Alvo do Flamengo para 2026, Vitão só sai do Inter por 10 milhões de euros, afirma diretoria gaúcha - foto: reprodução
Alvo do Flamengo para 2026, Vitão só sai do Inter por 10 milhões de euros, afirma diretoria gaúcha - foto: reprodução

22 Dez 2025 | 18:14 |

Icon Comentário0

O Flamengo encontrou resistência em sua primeira investida para contratar o zagueiro Vitão, do Internacional. Com a defesa como prioridade para o planejamento de 2026, o Rubro-Negro tentou uma composição financeira estratégica para viabilizar o negócio, utilizando créditos que possui contra o próprio clube gaúcho.


No entanto, a diretoria do Colorado rejeitou os moldes apresentados e manteve sua pedida original pelo defensor de 25 anos. A negociação, que envolve cifras milionárias e pendências antigas, expõe a complexa relação financeira entre as duas agremiações, marcada pela transferência do volante Thiago Maia na temporada passada.


BASTIDORES DA OFERTA


Segundo informações apuradas pelo jornalista Venê Casagrande e confirmadas pela rádio Itatiaia, o Flamengo colocou na mesa uma oferta total avaliada em 8,7 milhões de euros. A engenharia financeira proposta pelos cariocas dividia-se em duas partes: o pagamento de 4 milhões de euros em dinheiro e o abatimento de 4,7 milhões de euros referentes à dívida (com juros corrigidos) que o Inter possui pela compra de Thiago Maia.

A intenção da diretoria da Gávea era resolver duas questões em uma única operação: reforçar a zaga com um nome aprovado pelo diretor de futebol José Boto e, simultaneamente, liquidar um passivo difícil de receber. Contudo, a cúpula do Internacional não aceitou os termos, considerando o valor de mercado de Vitão superior ao oferecido.


EXIGÊNCIA GAÚCHA

O Internacional adota uma postura rígida nas tratativas. O clube de Porto Alegre sinalizou que só aceita abrir negociações para a saída de Vitão por um valor mínimo de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 65,4 milhões na cotação atual). O zagueiro tem contrato válido no Beira-Rio até dezembro de 2026.


Futebol

Ex-Flamengo lamenta derrota na final contra o PSG: “tão perto…”

Mengão levou a decisão do Mundial de Clubes contra os franceses até a disputa por pênaltis e ex-lateral acredita em nova chance

Ex-Flamengo, Rafinha lamenta derrota do Mais Querido na final do Mundial de Clubes contra o PSG - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Ex-Flamengo, Rafinha lamenta derrota do Mais Querido na final do Mundial de Clubes contra o PSG - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

22 Dez 2025 | 15:45 |

Icon Comentário0

A derrota nos pênaltis para o PSG deixou a sensação de que o Flamengo esteve muito perto de conquistar o segundo título intercontinental da história. Para Rafinha, ex-lateral rubro-negro e atual comentarista, nunca o clube havia chegado tão próximo do bicampeonato mundial. Na avaliação do ex-jogador, a equipe teve chances claras de decidir a partida, mas não conseguiu transformar as oportunidades em gols.


Rafinha sobre Flamengo x PSG: "Nunca esteve tão perto..."


“Tão perto, né? Nunca esteve tão perto do bicampeonato mundial. A gente sabe que era muito difícil e precisa ser realista. Era um time muito forte tecnicamente e fisicamente, isso ficou nítido. Mesmo assim, o time teve suas oportunidades” afirmou, antes de completar:


“Teve chance de matar o jogo e fazer os gols, mas acontece. Uma hora ganha. Time que sempre chega, uma hora vence, e chegou de novo. Foi um ano espetacular”. finalizou Rafinha, após participar do Jogo dos Famosos, neste domingo (21).

COMO FOI A DECISÃO DO MUNDIAL


A final foi disputada no dia 17 de dezembro, em Doha. No tempo normal e na prorrogação, brasileiros e franceses empataram por 1 a 1. A definição ficou para os pênaltis, onde Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo desperdiçaram suas cobranças. Com isso, o PSG venceu por 2 a 1 e ficou com o troféu.

BI MUNDIAL SEGUE COMO OBJETIVO

Atual campeão da Libertadores, o Flamengo já tem vaga garantida na edição de 2026 da competição continental. Caso volte a levantar o título, assegura novamente presença no Mundial. Dessa forma, a possibilidade de conquistar o tão sonhado bicampeonato intercontinental segue real e no horizonte do clube.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Diretor do Corinthians projeta Supercopa e exalta o Flamengo: "Melhor time do Brasil"
Futebol

Diretor do Corinthians projeta Supercopa e exalta o Flamengo: "Melhor time do Brasil"

22 Dez 2025 | 15:16

Icon Comentário0
Viña vai deixar o Flamengo? Clube toma decisão sobre futuro
Futebol

Viña vai deixar o Flamengo? Clube toma decisão sobre futuro

22 Dez 2025 | 14:38

Icon Comentário0
Flamengo conhece as condições para contratar Vitão, do Internacional
Futebol

Flamengo conhece as condições para contratar Vitão, do Internacional

22 Dez 2025 | 14:14

Icon Comentário0