Futebol
Luis Enrique elogia o Flamengo antes da final do Intercontinental: “muito difícil…”
14 Dez 2025 | 09:44
Futebol
15 Jun 2024 | 06:39 |
Entre os dias 20 de junho e 14 de julho, período de disputa da Copa América-2024, Palmeiras e Flamengo disputarão sete partidas oficiais. Já Corinthians, São Paulo e a maioria dos times da Série A irão a campo seis vezes cada. O Brasil pode até não estar sozinho, mas é exceção na decisão de não paralisar o seu calendário do futebol durante o período de realização da principal competição de seleções do continente.
Além do país pentacampeão mundial, somente mais três das 16 nações participantes da Copa América (Canadá, Estados Unidos e Uruguai) resolveram manter seus campeonatos nacionais rolando normalmente durante o torneio que irá decidir a melhor seleção das Américas.
Como é lá fora?
A maior parte das nações que irão a campo na Copa América já encerrou seus torneios nacionais de primeiro semestre e só retomarão as atividades no fim de julho (como Paraguai e Colômbia) ou vão dar um tempo na liga até o encerramento do continental (caso da Argentina e do Chile).
Dentre as federações filiadas à Conmebol, quem foge a essa regra é o Uruguai. Sua primeira divisão até adiou algumas partidas, mas tem rodadas programadas para os dias 22/23 de junho, 6 de julho e 13 de julho.
Já a MLS, liga que reúne times norte-americanos e canadenses, não irá alterar em nada o seu calendário tradicional. Mesmo com a maioria das partidas disputado no mesmo país que estará recebendo a Copa América, ela seguirá sendo jogada no ritmo normal, com rodadas semanais.
O mesmo vale para a Premier League canadense, principal campeonato que reúne apenas clubes do Canadá. Ela, no entanto, é vista até dentro de casa como uma liga de segundo escalão, já que as maiores forças locais estão na MLS.
No Brasil, até 36 desfalques
Considerando as listas preliminares divulgadas por cada participante (as convocações oficiais ainda não estão fechadas), a Copa América pode provocar até 36 desfalques em clubes brasileiros.
Esses atletas, aliás, já estão fora de ação por seus times desde o começo do mês, uma que foram inicialmente liberados para os amistosos marcados para o período da Data Fifa e agora estão participando da pré-temporada das suas seleções.
Só o Flamengo, líder do Brasileirão, deve ceder cinco jogadores para a competição: Matías Viña, Guillermo Varela, Giorgian de Arrascaeta e Nicolás de la Cruz (Uruguai), além de Erick Pulgar (Chile).
Por isso, o próprio Fla e outros oito times participantes da Série A chegaram a fazer uma solicitação formal à CBF, ainda em fevereiro, para que pelo menos quatro rodadas da competição nacional coincidentes com a Copa América fossem adiadas.
O pedido foi negado pela entidade devido à falta de datas disponíveis no calendário nacional.
Brasil será o último a estrear
A partida de estreia do Brasil, contra a Costa Rica, no dia 24, em Inglewood, nos arredores de Los Angeles, será a última da primeira rodada da Copa América.
Mengão e o clube francês se enfrentam nesta quarta-feira (13) pela final da Copa Intercontinental e duelo marca uma desforra entre as equipes
14 Dez 2025 | 10:50 |
Flamengo e Paris Saint-Germain se enfrentam nesta quarta-feira (17) na final do Mundial de Clubes. O duelo no Catar servirá também como desempate no histórico entre as equipes, que já se enfrentaram três vezes, com uma vitória para cada lado e um empate.
Todos os confrontos anteriores aconteceram no Estádio Parc des Princes, em Paris. O primeiro embate ocorreu em 1975, com triunfo rubro-negro por 2 a 0, gols de Luisinho Lemos. Quatro anos depois, os franceses devolveram o placar, vencendo por 3 a 1, com Zico marcando para o time carioca.
Já em 1991, pelo Torneio de Paris, as equipes empataram por 1 a 1 no tempo normal, com gol de Zinho. Na disputa por pênaltis, Gilmar Rinaldi brilhou ao defender duas cobranças e garantiu a vitória brasileira por 3 a 1.
Depois de três encontros de caráter amistoso, Flamengo e PSG disputam, pela primeira vez, uma partida oficial de peso histórico. A final do Mundial representa o confronto mais relevante já realizado entre os clubes. Outro fator que diferencia o duelo é o campo neutro. Apesar disso, a expectativa é de maioria francesa nas arquibancadas, já que o dono da equipe francesa é o Emir do Catar, o que pode influenciar na presença de torcedores.
A decisão da Copa Intercontinental entre Flamengo e PSG acontece nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), em Doha, no Catar. A final do Mundial de Clubes terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), GE TV e Cazé TV (YouTube).
Ex-capitão do Mengão está na mira do Alviverde e clube russo pode se ver obrigado a abrir mão do jogador devido a nova lei no país
14 Dez 2025 | 10:34 |
Com a temporada encerrada, o Palmeiras já iniciou o planejamento para 2026 e acompanha de perto o mercado da bola em busca de reforços. A diretoria alviverde analisa nomes que possam agregar qualidade técnica e ampliar as opções do elenco para o próximo ano e tem em Gerson, ex-capitão do Flamengo, como um dos alvos.
Segundo informações de Valentin Furlan, do UOL Esporte, o Zenit estipulou o valor mínimo de 25 milhões de euros (cerca de R$ 159 milhões) para iniciar qualquer negociação envolvendo Gerson. O volante está no radar do Palmeiras, que, por ora, monitora a situação sem avanços formais.
Internamente, a diretoria avalia se a pedida do clube russo se encaixa no planejamento financeiro da próxima temporada. Apesar do reconhecimento pela qualidade e experiência do meio-campista, o clube paulista adota cautela antes de transformar o interesse em proposta concreta.
Multicampeão pelo Flamengo, Gerson vive um momento de menor protagonismo no Zenit. Na atual temporada, o volante disputou 15 partidas, totalizando 928 minutos, com apenas dois gols marcados, números considerados abaixo do esperado para um jogador de seu perfil.
Um fator externo pode impactar diretamente o futuro de Gerson no futebol russo. O Ministério do Esporte da Rússia apresentou uma proposta que prevê uma forte restrição ao número de jogadores estrangeiros nos clubes do país.
Caso a medida seja aprovada, a partir das temporadas de 2028 e 2029, os elencos poderão contar com no máximo 10 atletas estrangeiros, sendo permitido apenas cinco em campo por partida. A possível mudança coloca em dúvida a permanência de jogadores estrangeiros a longo prazo e pode abrir caminho para negociações futuras.
Atacante voltou a campo neste sábado (13) diante do Pyramids e quer estar na final contra os franceses, colocando uma dúvida na cabeça do treinador
14 Dez 2025 | 10:02 |
O atacante Pedro voltou a atuar pelo Flamengo neste sábado (13), na vitória sobre o Pyramids (EGI), após um período de inatividade. Após a partida, o técnico Filipe Luís afirmou que o camisa 9 passará por avaliação física antes da decisão da Copa Intercontinental, contra o PSG (FRA).
Filipe Luís, do Flamengo, sobre usar Pedro contra o PSG: "Espero que ele consiga somar mais treinos e jogar..."
O treinador destacou o impacto imediato do centroavante, que entrou aos 40 minutos do segundo tempo e criou chances claras de gol: “Vamos esperar até quarta-feira para saber se ele estará ou não na equipe. Sem dúvida, é um jogador muito diferente. Quando toca na bola, faz diferença. Entrou aos 85 minutos e teve duas chances. Sabe finalizar e gera perigo”, afirmou Filipe Luís.
O técnico também ressaltou a capacidade de Pedro em dar sequência às jogadas ofensivas. “Depois criou outra chance, além da fluidez que dá ao ataque. A bola chega no pé dele e não morre; a jogada continua. É um jogador muito diferente. Espero que ele consiga somar mais treinos e jogar mais minutos contra o PSG”, completou.
Pedro não entrava em campo desde 22 de outubro, quando sofreu uma fratura no antebraço direito. Poucos dias antes, em 19 de outubro, o atacante havia sido diagnosticado com uma lesão muscular, o que o afastou de partidas decisivas da temporada, incluindo a reta final do Brasileirão e a final da Libertadores.
Com Pedro novamente à disposição, o Flamengo se prepara para a final da Copa Intercontinental contra o PSG, marcada para quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília). A decisão terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV, GE TV e Cazé TV.