
Futebol de Base
Fluminense x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações - Brasileirão sub-20
Futebol de Base
|
O Flamengo se tornou bicampeão da Copa Rio sub-17 na tarde desta última segunda-feira (17), após bater o Vasco nos pênaltis por 6 a 5. Após a partida, o camisa 10 do Mais Querido, Joshua, fez questão de provocar o rival no confronto realizado em São Januário.
“Bati o pênalti ali, mandei a torcida ficar quieta. Aqui é marrento que joga. Calma, isso aqui é Flamengo. Muito feliz pela vitória e pelo título. Só agradecer”, disse Joshua, autor do segundo gol no duelo da Gávea, vencido por 2 a 1 pelo time de Filipe Luís. Sobre o treinador, inclusive, o meia atacante desejou sorte no futuro, já que o ex-lateral assumirá o sub-20.
"(Filipe Luís) é um cara sensacional, fico feliz de ter trabalhado com ele. Infelizmente ele vai sair para o sub-20, desejo todo sucesso do mundo, que ele tenha muitos títulos lá. Aqui, no sub-17, que a gente siga focado para ganhar o Brasileiro e todos os títulos possíveis. (Filipe Luís vai o convidar para o sub-20?) estou focado no sub-17, vai ter o Brasileiro e vamos brigar pelo título", acrescentou Joshua.
ARTILHEIRO DO FLAMENGO NA COPA RIO
Joshua é o artilheiro do Flamengo na Copa Rio sub-17, sendo dono de 12 gols. O meia marcou nove deles em hat-tricks. Assim, foram três vezes contra o Resende, Madureira e Botafogo (semifinais). Além disso, foi o camisa 10 que marcou os dois do Mais Querido no jogo de ida contra o Vasco.
MULTA RESCISÓRIA DE JOSHUA
Por estar se destacando pelo Flamengo e com a fama de ter marcado mais de 100 gols, Joshua pode começar a receber ofertas de grandes equipes europeias. No entanto, o Mais Querido está assegurado com o alto valor da multa rescisória do cria do Ninho. Com contrato até 2026, o jovem tem uma multa avaliada em 50 milhões de euros (R$ 267 milhões).
Aguardando liberação da Conmebol, o técnico português Nuno Campos segue sem estrear no comando do time Sub-20, Leonardo Ramos dirige o elenco
|
"Aguardamos a liberação para que ele possa iniciar seu trabalho efetivamente", afirmou uma fonte ligada ao clube.
Mesmo sem poder estar à beira do campo, Campos acompanhará a partida de uma cabine no estádio Moça Bonita, passando instruções via rádio para Leonardo Ramos. A mesma estratégia foi utilizada na goleada sofrida por 5 a 0 diante do Vasco. A chegada de Nuno Campos faz parte do processo de reestruturação do futebol de base do CRF, liderado por José Boto.
O objetivo é alinhar a metodologia das categorias inferiores com a filosofia da equipe principal. Dentro desse contexto, uma das principais mudanças foi a saída de Cleber dos Santos, anunciada pelo clube nesta quarta-feira (2). Mesmo deixando o cargo com a conquista da Libertadores Sub-20, Cleber dos Santos não faz mais parte dos planos do clube.
Agora, Nuno Campos assume a missão de melhorar o desempenho da equipe, que tem sido alvo de críticas por conta do fraco início de competição e atuações abaixo do esperado. O trabalho de José Boto na base do Flamengo vem recebendo elogios de outros profissionais do futebol. Em entrevista ao "Charla Podcast", o técnico português Antônio Oliveira destacou a importância de criar uma identidade de jogo desde as categorias inferiores.
Enquanto Nuno Campos aguarda liberação, o Flamengo segue sua caminhada no Brasileirão Sub-20 sob o comando interino de Leonardo Ramos. A tendência é que a Conmebol resolva a pendência burocrática nos próximos dias, permitindo que o treinador assuma o cargo definitivamente. A equipe busca reabilitação após um início complicado na competição e a pesada derrota para o Vasco. A expectativa é que, com a nova metodologia de José Boto, o time encontre um padrão de jogo mais eficiente e volte a apresentar bons resultados no torneio.
Nesta última terça-feira (1), quatro clubes se classificaram para a semifinal da UEFA Youth League, competição que dá vaga no torneio intercontinental
|
Nesta última terça-feira (1) foram realizadas as partidas de volta das quartas de final da Uefa Youth League. Campeão da Libertadores sub-20, o Flamengo aguarda o campeão da competição europeia para saber quem enfrentará no Mundial da categoria.
Com a competição se encaminhando para as semifinais, restaram apenas quatro equipes que duelam pela vaga na grande decisão, O AZ Alkmaar, dos Países Baixos, avançou após eliminar o Manchester City (ING) em confronto decisivo com um gol nos acréscimos, avançando por 1 a 0.
Já o Barcelona conseguiu impor seu favoritismo diante do Stuttgart, da Alemanha, e assegurou a sua vaga na semifinal após vencer por 2 a 1. Quem também avançou foi o Trabzonspor, da Turquia, que eliminou a Internazionale (ITA), pelo placar de 1 a 0.
Outro que foi eliminado nas quartas de finais da UEFA Youth League foi o vice-campeão do Mundial sub-20 de 2024, onde perder para o Flamengo, Olympiacos (GRE). A equipe grega foi superada pelo placar de 1 a 0 pelo RB Salzburg.
Até o momento, a FIFA ainda não definiu a data e local que acontecerá a partida do Mundial sub-20, com o Flamengo. Essa questão deve ser definida apenas quando a UEFA Youth League ter chegado ao fim e tiver um vencedor.
Clube carioca encerra contrato com o treinador campeão pela Libertadores, Cleber dos Santos e contrata Nuno Campos para comandar a equipe sub-20
|
O Flamengo oficializou, na noite desta quarta-feira (02), a demissão do técnico Cleber dos Santos, que até então comandava a equipe sub-20. Mesmo após conquistar a Libertadores da categoria no mês passado, o treinador foi desligado do clube, dando espaço para a chegada do português Nuno Campos.
A decisão foi comunicada através de nota oficial: “O técnico Cleber dos Santos não faz mais parte da comissão técnica das categorias de base do Flamengo. O clube agradece aos serviços prestados e deseja sucesso na continuidade da carreira do treinador”, informou o departamento de comunicação do Rubro-Negro.
Além do título continental, Cleber desempenhou papel relevante na temporada de 2025 ao comandar a equipe alternativa do Mais Querido durante as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Sob seu comando, a equipe somou pontos cruciais para a conquista da Taça Guanabara. “Gostaríamos de ter tido resultados melhores, mas foi uma experiência valiosa para os jogadores e contribuiu para a formação deles”, avaliou o técnico.
Para sustituir Cleber dos Santos, o Flamengo optou pela contratação do português Nuno Campos, treinador de 49 anos que atuava no Toluca, do México. Ele assume o comando da categoria sub-20 com a missão de manter o alto nível competitivo da equipe.
O novo comandante não chega sozinho. Junto a ele, Gonçalo Cruz foi anunciado como auxiliar técnico. Na terça-feira (25), Nuno Campos já comandou sua primeira atividade no CT Ninho do Urubu, iniciando os trabalhos para o ‘Clássico dos Milhões’ desta sexta-feira (28).
Nuno Campos acumula experiência no futebol europeu, atuando como auxiliar técnico em diversos clubes do continente. Com um estilo de jogo moderno e respaldado por sua relação com José Boto, diretor de futebol do Flamengo, ele chega com carta branca para implementar sua metodologia na base rubro-negra.