
Futebol
27 Mar 2025 | 16:56 |
Jorge Sampaoli, ex-treinador do Flamengo, concedeu uma entrevista ao "ge" e revelou detalhes curiosos sobre sua infância, incluindo um episódio relacionado ao seu amor pelo futebol e uma ligação inusitada com um dos maiores rivais do Mais Querido. O treinador, que esteve à frente do time rubro-negro entre 2022 e 2023, lembrou-se de quando, ainda muito jovem, vestiu a camisa do Vasco, equipe com a qual o Flamengo tem uma histórica rivalidade no Rio de Janeiro.
INFÂNCIA E O AMOR PELA CAMISA DO VASCO
Durante a conversa, Sampaoli falou sobre a origem desse episódio, explicando que a compra da camisa do Vasco não estava relacionada a qualquer tipo de afeição pela equipe carioca, mas, sim, pela sua admiração pelo design do uniforme. "Eu era muito, muito jovem. Fui a Foz do Iguaçu, na fronteira com Paraguai. Vi essa camisa e comprei porque gostei muito dela", disse o técnico. "Gostei da camisa, eu não conhecia muito a equipe. Quando disseram que ali jogou Romário, eu disse: ‘quero essa camisa’."
PASSAGEM NO FLAMENGO E A SAÍDA VOLUNTÁRIA
Apesar de seu curto período no Flamengo, Sampaoli deixou sua marca ao assumir o time em um momento de transição. Durante sua permanência, o treinador teve uma relação complexa com a diretoria, mas revelou que foi ele mesmo quem solicitou a saída do clube, em vez de ser demitido. "Eu pedi para sair, mas o presidente Landim me manteve", contou o argentino, destacando que a decisão foi tomada após algumas reflexões pessoais.
Além do Flamengo, Jorge Sampaoli teve passagens marcantes por outras duas grandes equipes do futebol brasileiro: Santos e Atlético-MG. No Santos, ele assumiu em 2019 e conquistou reconhecimento por seu trabalho com a equipe paulista. No Atlético-MG, sua chegada em 2020 marcou uma nova etapa na carreira do treinador, com a conquista do Campeonato Mineiro e uma boa campanha no Brasileiro.
Atualmente livre no mercado, Sampaoli tem sido frequentemente especulado em outras equipes do futebol brasileiro. Recentemente, seu nome foi mencionado para o comando do Botafogo, mas o clube alvinegro optou por contratar Renato Paiva, ex-técnico do Bahia. Agora, o treinador argentino aguarda uma nova oportunidade para retornar ao comando de um time no Brasil.
Em busca de quebrar um tabu de 28 anos diante do Jaconero no Alfredo Jaconi, o Mengão se escora em números muito bons fora de casa no campeonato
12 Set 2025 | 13:30 |
O Flamengo segue na preparação para a volta a campo neste domingo (14), contra o Juventude, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, onde o rubro-negro chega com status de terceiro melhor visitante da competição.
Até aqui, o Flamengo disputou 27 pontos longe de seus domínios e somou 17. Foram 9 jogos como visitante:
Na mais recente atuação fora de casa, o Flamengo venceu o Internacional por 3 a 1, no Beira-Rio, pela 20ª rodada do Brasileirão, no dia 17 de agosto. Apesar da boa campanha como visitante, o Mais Querido carrega um longo tabu: não vence o Juventude no Alfredo Jaconi há mais de 27 anos. A última vitória aconteceu em 1º de outubro de 1997, pela 22ª rodada do Brasileirão.
Líder isolado, o Flamengo soma 47 pontos. O Cruzeiro é o vice-líder, com 44, enquanto o Palmeiras aparece em terceiro, com 43, após empatar com o Corinthians. O confronto contra o Juventude será neste domingo (14), às 16h (de Brasília), no Alfredo Jaconi, e promete ser um dos maiores desafios da equipe de Filipe Luís na competição.
Dono do Botafogo falou após a eliminação na Copa do Brasil e garantiu que vão tentar buscar a diferença para o Mengão no campeonato
12 Set 2025 | 12:50 |
Líder isolado do Campeonato Brasileiro com 47 pontos, o Flamengo mantém boa vantagem na tabela. Mesmo assim, o dono da SAF do Botafogo, John Textor, afirmou acreditar que seu time pode se aproximar do rubro-negro.
John Textor sobre o Flamengo no Brasileirão: "podemos chegar perto"
“A temporada não começa em abril. Tivemos essa mentalidade ano passado e foi a melhor em 20 anos. Houve uma mudança inesperada de treinador. O Flamengo está a 10 pontos acima de nós, mas podemos chegar perto. Vamos tentar”, disse o dirigente.
Na prática, a diferença é ainda maior do que a apontada por Textor. Enquanto o Flamengo soma 47 pontos, o Botafogo aparece apenas em quinto lugar, com 35, ou seja, 12 pontos atrás. Além disso, o alvinegro ainda teria que contar com os tropeços de outras quatro equipes para brigar no Brasileirão.
O Botafogo foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil, nos pênaltis contra o Vasco, e já havia caído nas oitavas da Libertadores para a LDU. Já o Flamengo segue firme na briga por títulos: está nas quartas da Libertadores, lidera o Brasileirão e conquistou a Supercopa do Brasil em cima do Botafogo no início da temporada.
O Flamengo volta a campo no domingo (14), contra o Juventude, pela 23ª rodada do Brasileirão. A partida será às 16h (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Mengão não vence o Jaconero em sua casa desde 1997.
Atacante começou 2024 como um dos destaques com Tite, mas após retorno de grave lesão, não conseguiu desempenhar igual no Mengão
12 Set 2025 | 10:30 |
Contratado em julho de 2022 por cerca de R$ 72 milhões, Everton Cebolinha é uma das dez aquisições mais caras da história do Flamengo. A expectativa sobre seu futebol sempre foi enorme, mas a trajetória do atacante no clube tem sido marcada por altos e baixos e a temporada de 2025 acentuou a irregularidade.
O atacante vinha de um 2024 consistente, no qual disputou 30 jogos oficiais, marcou cinco gols e distribuiu cinco assistências, média de 0,33 participação direta em gol por partida. Era peça importante no esquema ofensivo até sofrer uma grave lesão no tornozelo.
Em 2025, porém, o cenário mudou. Com os mesmos 30 jogos disputados, Cebolinha balançou as redes apenas quatro vezes e deu duas assistências. Sua média caiu para 0,20 por partida, uma redução de quase 40% em relação ao ano anterior. Mesmo recuperado fisicamente, não conseguiu aproveitar as oportunidades dadas por Filipe Luís e hoje é reserva.
O futuro de Cebolinha no Flamengo para 2026 é incerto. De acordo com o jornalista Diogo Rossi, o Grêmio tem interesse em repatriar o atacante, que também vê com bons olhos o retorno à Arena, já tendo falado publicamente que vai voltar ao tricolor.
A negociação, no entanto, não é simples. O Flamengo fez alto investimento em sua contratação e o vínculo é válido até dezembro de 2026. Assim, caso não haja acordo antes, Everton poderá assinar um pré-contrato com outra equipe a partir do meio do ano que vem.