Futebol

Ex-Globo afirma que o Flamengo é o campeão brasileiro de 1987

Em uma entrevista, Tino Marcos garante que o chamado ‘Módulo Verde’ era a primeira divisão do Brasileirão que o Mais Querido venceu diante do Internacional

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

17 Out 2024 | 11:13 |

Icon Comentário0

O Brasil inteiro reconhece o Flamengo como o campeão brasileiro de 1987, mas o Sport insiste em se autodenominar o vencedor nacional daquele ano. Quando questionado sobre quem realmente merece o troféu, o jornalista Tino Marcos, que trabalhou na Globo por 35 anos, não hesitou em sua resposta.


“(O campeão é o) Flamengo. Flamengo total. Era a primeira divisão, as grandes marcas, os grandes times estavam ali. Teve uma ou outra injustiça na formação do negócio. O América-RJ (nota: foi quarto colocado do Brasileiro de 86, mas não disputou no mesmo módulo do Fla) foi colocado ali. Tudo muito truncado, haveria um cruzamento entre os dois primeiros de um módulo contra os dois primeiros do outro. E aí não aconteceu e tal”, disse Tino Marcos, em uma entrevista ao ‘Lance!’.


“O equívoco foi esse, esse desenho que culminava isso. O Flamengo, tardiamente, viu que não fazia sentido. Hoje, estamos falando tantos anos depois, mas eu tenho certeza que até o torcedor mais jovem deve lembrar desses caras. Olha o time do Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Zinho e Bebeto. (Por que não jogou contra o Sport?) pois é, ia ganhar”, concluiu o jornalista.


CBF RECONHECE TÍTULO DO FLAMENGO, MAS SPORT RECORRE À JUSTIÇA COMUM

Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade máxima do futebol no país, reconheceu tanto o Flamengo quanto o Sport como campeões brasileiros de 1987. No entanto, insatisfeito com essa decisão, o time pernambucano recorreu à Justiça Comum para se declarar o único vencedor daquele ano, alegando que a esfera judicial não possui a mesma compreensão sobre a modalidade.


A CONFUSÃO DE 87

Diante da falta de recursos para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não promoveria a competição em 1987. Como resposta, o Clube dos 13, que reunia os treze times com as maiores torcidas do país, convocou mais três clubes e organizou a Copa União, que contou com 16 equipes. Isso permitiu à entidade garantir grandes patrocinadores, resultando em sucesso de público e audiência nas transmissões.

Preocupada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou sua postura e decidiu realizar um campeonato sem os 16 principais times, denominado Módulo Amarelo. A própria CBF chamou a Copa União de Módulo Verde. Entretanto, os principais clubes do país se opuseram à determinação de cruzar os dois campeões em um quadrangular.

Dessa forma, Flamengo e Internacional se negaram a se enfrentar contra Sport e Guarani. Assim, os pernambucanos e os paulistas venceram os cariocas e gaúchos por WO e realizaram a final entre si, com o time de Recife sendo o campeão. O Mengão, por sua vez, saiu vitorioso no confronto de 'primeira divisão', vencendo por 1 a 0, com gol de Bebeto.



Futebol

Corinthians estuda venda de Hugo Souza e Flamengo pode lucrar

Goleiro do alvinegro paulista ainda tem direitos econômicos ligados ao Mengão e está na mira de grande clube do futebol europeu

Corinthians estuda venda de Hugo Souza para o Milan, da Itália, e Flamengo pode receber valor milionário - Foto: Reprodução
Corinthians estuda venda de Hugo Souza para o Milan, da Itália, e Flamengo pode receber valor milionário - Foto: Reprodução

12 Dez 2025 | 21:00 |

Icon Comentário0

Hugo Souza, goleiro formado no Flamengo e atualmente no Corinthians, surge como um possível agente financeiro para o Mais Querido. O Milan demonstrou interesse no atleta e, caso a negociação avance, o clube carioca poderá receber uma quantia relevante, já que manteve parte dos direitos econômicos do jogador.


O CENÁRIO DO MERCADO


De acordo com informações do canal Sky Sports, o Milan avalia alternativas para o gol devido às dificuldades de renovar com o titular Mike Maignan. Assim, Hugo, avaliado em cerca de 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 77 milhões), desponta como uma opção viável para assumir a posição em caso de saída do francês.


Ao negociar a transferência definitiva com o Corinthians, a diretoria adotou uma postura estratégica: manteve 40% dos direitos econômicos, apostando na valorização futura do goleiro, que tem sido convocado por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira.

FATURAMENTO ALTO DO MENGÃO


O ano do Flamengo terminou com uma série de títulos que ampliaram o orgulho da torcida: Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Campeonato Carioca. Além disso, a vitória no Dérbi das Américas, diante do Cruz Azul, marcou mais um momento simbólico para o clube.

Com tantos resultados expressivos, a diretoria trabalha para que, em 2026, o desempenho seja novamente de alto nível. O planejamento inclui a busca por novas fontes de receita, essenciais para viabilizar reforços e fortalecer o elenco. A venda de Hugo Souza seria mais uma para contribuir com o faturamento do Flamengo, que bate recordes ano após ano.

VALORIZAÇÃO E MECANISMO DE SOLIDARIEDADE

Por ter formado o atleta nas categorias de base, o clube também tem direito ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que garante uma porcentagem sobre qualquer venda internacional de um jogador formado em seu sistema. É mais um elemento que reforça a possibilidade de retorno financeiro em caso de acordo fechado.



Futebol

Flamengo parabeniza clubes após decisão sobre gramados sintéticos

Mengão é grande defensor do fim dos pisos artificiais na elite do futebol brasileiro e entendeu como positiva o veto de equipes na CBF

Flamengo saúda decisão dos clubes brasileiros de suspender aprovação de novos gramados sintéticos - Foto: Reprodução/Total Grass
Flamengo saúda decisão dos clubes brasileiros de suspender aprovação de novos gramados sintéticos - Foto: Reprodução/Total Grass

12 Dez 2025 | 20:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo divulgou nesta sexta-feira (12) uma nota oficial onde saudou a decisão da maioria das equipes da Série A que, durante o Conselho Técnico realizado em na última quinta-feira (11), optaram pela suspensão imediata da homologação de novos gramados sintéticos no campeonato.


A medida é vista internamente como um avanço para a qualidade do espetáculo e para a saúde dos atletas. Além disso, a decisão reforça o apoio à criação de um Padrão de Qualidade de Gramados Naturais inspirado em modelos internacionais. A definição desse padrão ficará a cargo de um Grupo de Trabalho da CBF.


DOCUMENTO DO CLUBE FOI ENTREGUE À CBF


Na última segunda-feira, o Mengão protocolou junto à entidade um documento técnico com análises e sugestões. O material defende o fim dos gramados artificiais na elite do futebol brasileiro, a implementação de critérios rígidos para campos naturais e uma transição segura e gradual. A diretoria do Flamengo considera positivo ver o tema avançar justamente após a manifestação oficial do clube, interpretando a decisão como um passo necessário para a evolução do futebol nacional.

PONTOS QUE EMBASAM A POSIÇÃO RUBRO-NEGRA


Em nota, o clube destaca três pilares que sustentam sua defesa pelo retorno total aos gramados naturais:

  1. Voz dos atletas como prioridade: A opinião dos jogadores — protagonistas do espetáculo — deve ser determinante. Nomes como Neymar, Gabigol e Thiago Silva já se manifestaram contra os pisos sintéticos, considerados inadequados para o futebol de alta performance, especialmente em relação à saúde e à lealdade técnica do jogo.
  2. Qualidade inegociável: Para o clube, a ideia de que gramados sintéticos superam campos naturais mal conservados evidencia a urgência de um padrão técnico nacional e de investimentos consistentes em manutenção. A solução, reforça o clube, é elevar o nível dos gramados naturais, não adotar “soluções plásticas”.
  3. Alinhamento com diretrizes da FIFA: A entidade máxima do futebol não permite pisos sintéticos em suas principais competições. O clube mantém diálogo com especialistas da FIFA e pretende levar ao grupo de trabalho da CBF estudos e dados produzidos pelo departamento de pesquisas internacional.
TRANSIÇÃO PARA UM FUTURO TOTALMENTE NATURAL

O Flamengo parabenizou, ainda, a CBF por conduzir o debate técnico, incluindo temas como ritmo de jogo e possíveis vantagens competitivas, e por estimular um modelo de governança que torne obrigatória a adoção de gramados naturais na elite. A expectativa interna é de que 2026 marque a retomada da excelência no país, com campos de alto nível que valorizem o talento e a técnica do atleta brasileiro.

COMPROMISSO PERMANENTE COM A MODERNIZAÇÃO

O clube reafirma sua postura de liderança no tema e diz que seguirá contribuindo ativamente para a definição de um Padrão de Gramados Naturais de Primeiro Mundo. A meta é garantir que o espetáculo apresentado esteja à altura da paixão da torcida e da tradição do futebol brasileiro.



Futebol

Flamengo x Pyramids: onde assistir, horário e prováveis escalações

Mengão encara o time egípcio pela semifinal da Copa Intercontinental e precisa da vitória para seguir sonhando com o segundo título mundial

Flamengo encara o Pyramids neste sábado; Confira horário, onde assistir e prováveis escalações na Copa Intercontinental - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo encara o Pyramids neste sábado; Confira horário, onde assistir e prováveis escalações na Copa Intercontinental - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

12 Dez 2025 | 19:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo quer o mundo de novo! O rubro-negro enfrenta o Pyramids (EGI) neste sábado (13), às 14h (de Brasília), no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, pela semifinal da Copa Intercontinental. A Globo transmite a partida em TV aberta. Além disso, SporTV, GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube) também exibem o confronto.


PROVÁVEIS ESCALAÇÕES


A equipe comandada por Filipe Luís deve ter mudanças em relação ao jogo contra o Cruz Azul, especialmente por questões físicas. Everton Cebolinha e Gonzalo Plata surgem como opções para renovar o ataque, enquanto Danilo aparece como alternativa para a defesa.


Do outro lado, o Pyramids, que venceu o Al Ahli por 3 a 1, deve manter a base titular. Filipe Luís elogiou a equipe egípcia após a vitória recente contra o Cruz Azul. Fiston Mayele, camisa 9, é o principal goleador, e o brasileiro Ewerton pode aparecer como surpresa no banco.

Provável escalação do Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Samuel Lino e Bruno Henrique.


Provável formação do Pyramids: El Shenawy; Chibi, Galal (Gabr), Samy e Mohamed Hamdi; Lasheen, Touré, Zalaka, Atef e Hafez (Ewerton); Mayele.

CAMINHO ATÉ A SEMIFINAL

O Mais Querido chegou à semifinal após vencer o Cruz Azul (MEX) por 2 a 1 no Estádio Ahmad Bin Ali. Arrascaeta marcou os dois gols que garantiram a vitória. Sánchez empatou o duelo ainda no primeiro tempo, mas, após o intervalo, os mexicanos não conseguiram acompanhar o ritmo imposto na etapa final. Com organização tática e a atuação brilhante do camisa 10, a equipe retomou o controle do jogo e confirmou o título do “Derby das Américas”.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo define planejamento para a pré-temporada após as férias
Futebol

Flamengo define planejamento para a pré-temporada após as férias

12 Dez 2025 | 14:10

Icon Comentário0
Equipe da Série A do Brasileirão faz proposta para Tite, ex-Flamengo
Futebol

Equipe da Série A do Brasileirão faz proposta para Tite, ex-Flamengo

12 Dez 2025 | 13:46

Icon Comentário0
Flamengo já tem prazo para acertar renovações de Filipe Luís e José Boto
Futebol

Flamengo já tem prazo para acertar renovações de Filipe Luís e José Boto

12 Dez 2025 | 15:39

Icon Comentário0