Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

FRENTE DA "NÃO" IMPLEMENTAÇÃO DA SAF NO FLAMENGO ABRE O JOGO - VEJA

Os torcedores também estão divididos quanto à implementação da SAF

Internet
Internet

  |

Icon Comentário0

Walter Monteiro, um dos autores da emenda que se posiciona contra a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), confirmou que a proposta deve ser votada em agosto pelo Conselho Deliberativo do Flamengo. A declaração foi feita durante uma live na TV MRN. A decisão pode marcar um momento importante para o futuro administrativo do clube, gerando expectativas e discussões entre conselheiros e torcedores.  A SAF, ou Sociedade Anônima do Futebol, é um modelo de gestão que permite que clubes de futebol se transformem em empresas, podendo atrair investimentos externos e melhorar a gestão financeira. Muitos clubes brasileiros têm considerado essa opção como uma forma de sair de crises financeiras e melhorar suas operações. No entanto, a ideia também encontra resistência de alguns setores que preferem manter a administração associativa tradicional.

UMA NOVA NARRATIVA SE APRESENTA 


A emenda proposta por Walter Monteiro e outros conselheiros visa barrar a implementação da SAF no Flamengo. Os argumentos contra a SAF incluem a perda de controle dos associados sobre o clube e a possível influência excessiva de investidores externos nas decisões do time. Além disso, há preocupações sobre a sustentabilidade financeira a longo prazo e a preservação da identidade do clube.

A votação está marcada para agosto e promete ser um evento significativo para o Flamengo. Conselheiros e associados têm discutido amplamente os prós e contras da SAF. De um lado, defensores da SAF argumentam que o modelo pode trazer estabilidade financeira e modernizar a gestão do clube. Do outro, opositores temem que a mudança possa comprometer a essência do Flamengo e reduzir a influência dos torcedores nas decisões.




Futebol

COM ARRASCAETA E VINA, URUGUAI BATE O CANADÁ E FICA COM O TERCEIRO LUGAR DA COPA AMÉRICA

flamengo, últimas do fla, fla notícias, uruguai, copa américa

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Sem De La Cruz e Varela suspensos, o Uruguai, eliminado pela Colômbia, enfrentou o Canadá pela disputa do terceiro lugar e empatou em 2 a 2. Nos pênaltis, deu Celeste, 4 a 3. Viña, investigado pela Conmebol por incidentes na arquibancada após a queda para os colombianos, foi novamente titular. Já Arrascaeta entrou no segundo tempo no lugar de Ugarte.

A partida foi eletrizante nos EUA. Logo aos seis minutos, Bentancur abriu o placar para o Uruguai. Entretanto, ainda na etapa inicial, Koné empatou e David virou para o Canadá. Todavia, no fim da partida, aos 46 minutos do segundo tempo, Luis Suárez deixou tudo igual: 2 a 2.


Ao todo na competição, Nicolás de la Cruz jogou cinco partidas. Ou seja, só não duelou contra o Canadá pelo segundo cartão amarelo. O meio-campista foi um dos melhores jogadores da Celeste Olímpica no torneio e deu duas assistências na Copa América. Já Varela permaneceu no banco em toda a fase de grupos, mas entrou no segundo tempo contra Brasil e Colômbia. Diante dos colombianos, foi expulso.


Camisa 10 uruguaio, Arrascaeta deu uma assistência na competição, marcou nas disputas de pênaltis contra Brasil e Canadá e entrou em campo também diante da Bolívia, Panamá, Colômbia. Titular assim como De La Cruz, o lateral-esquerdo Matías Viña jogou todos os jogos e fez um gol e deu uma assistência.

Uruguai encerra participação na Copa América e Flamengo terá volta de quarteto

Enfim, Arrascaeta, Nicolás de la Cruz, Matías Viña e Guillermo Varela estão de volta ao Flamengo. Sem o quarteto, o Mengão resistiu na liderança até a derrota para o Fortaleza, mas após cinco vitórias, dois empates e dois resultados negativos, o Rubro-Negro caiu para o terceiro lugar.

Com os ‘reforços’, o Fla volta a campo para enfrentar o Criciúma, dia 20, em Brasília, pelo Brasileirão. A bola rola às 16h (horário de Brasília).


Futebol

CÚPULA DO FLAMENGO TEM SAÍDAS E PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES MEXEM NOS BASTIDORES DO CLUBE

A diretoria viu cinco vice-presidentes deixarem os cargos nas últimas semanas.

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A eleição presidencial do Flamengo vai acontecer em dezembro, mas os bastidores do clube já estão agitados. A cúpula da gestão de Rodolfo Landim perdeu integrantes que vão apoiar outros grupos no pleito e novas despedidas podem vir em breve. O grupo do atual mandatário, por outro lado, ainda calcula ter força.

Landim anunciou apoio a Rodrigo Dunshee na eleição. Dunshee é vice-Geral e Jurídico do clube, e acompanhou o atual presidente nos dois mandatos. A diretoria viu cinco vice-presidentes deixarem os cargos nas últimas semanas. As despedidas foram para se aliar ao grupo de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, ou ao de Maurício Gomes de Mattos.


Foram três despedidas para apoiar Bap. Rodrigo Tostes, de Finanças, e Marcelo Conti, vice de Gabinete da Presidência, saíram na última semana, enquanto Paulo Cesar Pereira, vice de Secretaria, conversou com Landim na noite da última sexta-feira (12). O mandatário indicou que vai acumular a vice de Finanças e indicou Diogo Lemes para a vaga deixada por Conti.


As outras duas saídas foram para o grupo de Maurício Gomes de Mattos

 Uma delas foi o próprio Maurício, que era vice de Embaixadas e Consulados, e saiu da diretoria para lançar candidatura própria. Adalberto Ribeiro, então vice de Relações Externas, deixou o cargo para apoiar Maurício.


As saídas não pegaram a diretoria de surpresa, segundo pessoas ouvidas pelo UOL. As movimentações já eram esperadas e outras despedidas são aguardadas. Entende-se que houve uma união de diferentes vertentes em torno da candidatura de Landim, mas essa aliança não se mostra mais necessária na atual conjuntura.

O cenário aponta para a primeira ruptura de maior volume desde quando Landim assumiu, em janeiro de 2019. Nos corredores, porém, há uma avaliação positiva. A leitura é que, mesmo com saídas e formações de alianças que virão a ser rivais na eleição, a maioria dos grupos políticos ainda apoia Dunshee — esse desenho traz confiança ao grupo de situação em outro pleito. Landim pode vir candidato a presidente do Deliberativo.

Os grupos que já faziam oposição à gestão ainda debatem as opções

 Há uma visão que muitos movimentos podem acontecer nos bastidores, e estuda-se o cenário antes da decisão sobre qual rumo tomar. Eles avaliam a candidatura própria ou o apoio a alguma chapa, e calculam que podem levar consigo cerca de 500 votos.

A inscrição das chapas será entre 10 e 30 de setembro. A eleição acontecerá nos primeiros dez dias de dezembro. A identificação das chapas não será mais por cor, e, sim, por número.


Clube

EMENDA PARA BRECAR SAF NO FLAMENGO É PROPOSTA POR PRIMO DE RODOLFO LANDIM

Vice de Patrimônio do Mengão, Arthur Rocha coleta assinaturas para emenda

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Primo de Landim e vice-presidente de Patrimônio na atual gestão do Flamengo, Arthur Rocha está num campo contrário ao presidente rubro-negro na articulação para transformar o clube em SAF. O dirigente está reunindo assinaturas para apresentar ao Conselho Deliberativo uma emenda que dificultaria a aprovação da mudança de modelo de gestão no clube.

O projeto de Arthur Rocha prevê que a eventual transformação do Flamengo em Sociedade Anônima de Futebol teria que ser aprovada por quórum qualificado de dois terços dos sócios na Assembleia Geral do Flamengo (que reúne todos os sócios com direito a voto).


A lei das SAFs prevê que elas devem ser aprovadas pelas Assembleias Gerais dos clubes. Mas no Flamengo há quem entenda que por se tratar de tema omisso no estatuto, o tema seria da alçada do Conselho Deliberativo. A proposta de Rocha seria para acabar com esse vácuo legal, além de colocar o quórum que não está na lei.


Rocha começou a reunir apoios para apresentar sua emenda na semana passada. Ele já conseguiu alguns apoios importantes na oposição, como os pré-candidatos a presidente Flávio Willeman e Wallim Vasconcelos.

Oposição teme que aliados de Landim mudem texto de emenda para facilitar criação de SAF

Outros nomes da oposição, entretanto, embora contrários à SAF, estão com um pé atrás para aderir à proposta. Isto porque todas as propostas de emenda que chegam ao Conselho Deliberativo, antes de ir a plenário, passam pela Comissão de Estatuto, que tem poder para alterar o texto que vai a votação.

No ano passado, por exemplo, uma emenda proposta pelo grupo Flamengo Sem Fronteiras, do ex-candidato Ricardo Hinrichsen, que buscava regularizar a categoria de sócio off-Rio, ganhou da Comissão de Estatuto – formada por nomes indicados por Antônio Alcides, presidente do Code e aliado de Landim – um limite que só permite que o Flamengo tenha mil sócios na categoria.

O temor de setores da oposição é que algo parecido aconteça agora, e que a proposta capitaneada por Rocha seja alterada por um texto que, em vez de dificultar, facilite a transformação do Flamengo em SAF. Além disso, os conselheiros desconfiam que a proposta não passe de um balão de ensaio para medir a aceitação dos sócios a um projeto de SAF antes que a gestão Landim apresente um projeto concreto.

De qualquer jeito, independentemente das intenções de Rocha e do resultado final, a oposição vê a movimentação do primo de Landim como um sinal de alerta de que o presidente rubro-negro de fato está pretendendo levar à votação antes do fim de sua gestão a transformação do Flamengo em SAF. Afinal, Rocha faz parte da gestão e não proporia a emenda se não houvesse articulações reais para a mudança.

Publicamente, Landim já defendeu a SAF com a venda de uma fatia minoritária do futebol do Flamengo como forma para financiar a construção de um estádio próprio. Nos últimos dias, o presidente intensificou a negociação para a construção da nova arena com uma reunião na Gávea com o presidente da Caixa Econômica Federal para manifestar o interesse do Flamengo na compra de um terreno no Gasômetro para erguer o estádio.


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

MELHORES MOMENTOS | FLAMENGO 3x2 BOTAFOGO | NÓ TÁTICO DE FILIPE LUÍS NA RAÇA VIRADA HERÓICA SUB 20

 

Icon Comentário0
Futebol

FLAMENGO 3X2 BOTAFOGO- BRASILEIRO SUB20

 

Icon Comentário0
Futebol

CLAUDINHO FINALMENTE FALA SOBRE SUA IDA PARA O FLAMENGO APÓS GANHAR TÍTULO NA RÚSSIA

 

Icon Comentário0