Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

Grêmio divulga nota oficial sobre caso de racismo envolvendo o atacante Carlinhos, do Flamengo

Clube identificou o autor dos xingamentos ao jogador e torcedor afirma não ter proferido injúrias

Reprodução/Flamengo
Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Na noite do último domingo (22), o Flamengo perdeu para o Grêmio por 3 a 2, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a expulsão do atacante Carlinhos, ele relatou ter sido vítima de racismo. Nesta segunda-feira (23), o Grêmio divulgou uma nota oficial sobre o incidente.

Através das redes sociais, o clube afirmou ter identificado o torcedor que supostamente emitiu gritos racistas contra Carlinhos. No entanto, o torcedor gremista alegou que sua provocação foi: “Tá brabinho?”, e não “macaquinho”.


CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

“Após a vitória sobre o Flamengo na Arena, o Grêmio tomou conhecimento da publicação do jornal Lance! com a denúncia de um suposto caso de injúria racial envolvendo dois torcedores do Grêmio contra o jogador Carlinhos, do Flamengo. O caso teria ocorrido durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, depois de ter sido expulso de campo e vandalizado a cabine do VAR.

Diante de denúncia tão grave, o Grêmio tomou todas as providências para elucidar os fatos, pois o Clube é o maior interessado em saber exatamente o que ocorreu para aplicar as punições de forma justa.


Sendo assim, ainda ontem à noite, o Grêmio identificou o torcedor responsável pelo que foi dito ao jogador do Flamengo.

Indagado pelo Clube, o torcedor informou que costuma acompanhar os jogos sempre da mesma posição, nas cadeiras próximas ao túnel de acesso ao campo.

Disse que, após presenciar o ato do atleta do Flamengo de quebrar a cabine do VAR, falou “tá brabinho?”, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado.

O Grêmio estuda ainda outras medidas relativas ao episódio. E aproveita para reforçar o seu compromisso contra qualquer tipo de discriminação. Esclarece que tem um amplo trabalho de combate ao racismo. E que, além disso, vai sempre fazer todo o possível para identificar e punir torcedores que, eventualmente, cometerem qualquer tipo de ilegalidade no ambiente dos jogos.

O clube está à disposição das autoridades públicas e desportivas para colaborar com o caso”.

MANIFESTAÇÃO DO TORCEDOR

O torcedor identificado, Élvio Zaka, também se manifestou nas redes sociais. Em um vídeo publicado no Instagram, ele declarou: “Tá brabinho, virou ‘macaquinho’” direcionando a mensagem aos torcedores do Flamengo, e acrescentou que eles não sabem perder e tentam desviar o foco da agressão ao VAR feita pelo jogador do Flamengo. Confira o vídeo.



Futebol

Athletico-PR terá desfalque importante para jogo de domingo contra o Flamengo

Jogador estava pendurado e tomou o terceiro cartão amarelo no último jogo

Reprodução/Athletico-PR
Reprodução/Athletico-PR

  |

Icon Comentário0

Adversário do Flamengo na 28ª rodada do Brasileirão, no próximo domingo (29), o Athletico-PR não contará com o volante Gabriel, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate contra o Criciúma, neste domingo (22), e cumprirá suspensão.

Gabriel foi o único dos nove jogadores pendurados do Athletico a ser punido e ficará de fora do confronto contra o Flamengo. Ele recebeu o cartão de Anderson Daronco aos 28 minutos da segunda etapa, após cometer falta ao puxar um adversário depois de ser driblado. Com 23 faltas e quatro cartões na partida, pode-se dizer que o time paranaense se saiu bem diante do número de pendurados.

O técnico Martín Varini terá que encontrar um substituto para Gabriel, que assumiu a posição após a lesão de Fernandinho. Contra o Criciúma, Felipinho entrou na segunda etapa em seu lugar, mas Erick e Praxedes também são opções viáveis para a função.


É importante lembrar que o Athletico-PR tem um duelo decisivo contra o Racing (ARG) na quarta-feira (26), pela volta das quartas de final da Recopa Sul-Americana. Apesar da vitória por 1 a 0 na ida, é esperado que o time utilize força máxima para a partida que definirá quem avança às semifinais.

Formação do Athletico-PR

A escalação titular contra o Flamengo no Maracanã, às 20h, dependerá da condição física dos jogadores. Varini deve contar com o retorno de Zapelli, que teve dores no tornozelo, e terá a volta do atacante uruguaio Canobbio, que estava suspenso.

Flamengo com Escalação Alternativa

Embora o Flamengo afirme que não deixará o Brasileirão de lado, a atual situação leva o clube a priorizar as copas. Após a derrota na ida das quartas de final da Libertadores, 12 jogadores ficaram de fora da viagem para enfrentar o Grêmio, resultando em uma derrota por 3 a 2 e deixando o time a 11 pontos da liderança.


Com foco na reviravolta contra o Peñarol no Uruguai, na quinta-feira (26), e a sequência de jogos importantes, Tite pode optar por poupar jogadores novamente contra o Athletico. Após o confronto com o time paranaense, o Flamengo recebe o Corinthians na quarta-feira seguinte, dia 2 de outubro, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.



Futebol

David Luiz acredita na classificação do Flamengo diante do Peñarol

Zagueiro falou na zona mista após derrota diante do Grêmio

Foto: André Durão
Foto: André Durão

  |

Icon Comentário0

Focado no confronto decisivo contra o Peñarol (URU), o Flamengo poupou alguns jogadores na partida contra o Grêmio, neste domingo (22). Pela 27ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro acabou derrotado por 3 a 2. Responsável por liderar o time alternativo em Porto Alegre, David Luiz foi questionado sobre o próximo compromisso do Flamengo, pela Libertadores, contra o Peñarol.

Durante a zona mista na Arena do Grêmio, o experiente zagueiro comentou sobre a expectativa de enfrentar “pressão e catimba” do Peñarol no Uruguai. Apesar de prever um jogo difícil, em que o Flamengo precisará reverter a derrota por 1 a 0 sofrida no Maracanã, David Luiz demonstrou confiança e afirmou que o time tem plenas condições de avançar às semifinais da competição continental.

“No Maracanã a gente teve muito mais posse de bola. Eles conseguiram encaixar no primeiro contra-ataque e fazer o gol, isso determina. E depois a paciência, é sempre muito difícil quando você já começa um jogo de Copa levando 1 a 0, e fica aquela inquietude com a bola. Mas sabemos da nossa qualidade. A gente tem que montar um plano muito eficaz e inteligente. Lá vai ser muito difícil, vai ter muita pressão, catimba, mas a gente tem um time muito qualificado, temos totais condição de passar”, afirmou o zagueiro.

Peñarol x Flamengo

Com David Luiz disponível, o Flamengo enfrenta o Peñarol na próxima quinta-feira (26), no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. A partida será às 19h (horário de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. Para se classificar direto, o Rubro-Negro precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Se houver empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis.




Futebol

Flamengo solta nota oficial sobre caso de racismo envolvendo Carlinhos

Atacante foi expulso e ouviu xingamentos ao sair do gramado e clube cobra posicionamento da CBF

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Na noite deste domingo, o Flamengo divulgou uma nota oficial informando que o atacante Carlinhos, expulso no início do segundo tempo da derrota por 3 a 2 para o Grêmio, foi alvo de injúrias raciais durante o jogo.

Segundo o comunicado, Carlinhos relatou ter ouvido sons que imitavam um macaco. Além disso, o clube destacou que, em um vídeo publicado pelo jornal "Lance!", é possível ouvir claramente uma voz dizendo a palavra "macaquinho". Confira a nota completa do Flamengo:


"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre.


O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo “Lance!”, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”.

O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF", escreveu o clube em nota oficial.


Nas redes sociais, torcedores do Grêmio negaram a acusação, afirmando que o termo ouvido seria "tá bravinho" e não "macaquinho". Carlinhos foi hostilizado por alguns gremistas ao deixar o campo aos 12 minutos do segundo tempo, após ser expulso por um lance em que atingiu o rosto do zagueiro Kannemann.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Fotos: confira fotos do duelo entre Flamengo x Grêmio

 

Icon Comentário0
Futebol

Flamengo reúne provas de caso de racismo contra atacante Carlinhos em jogo contra o Grêmio

 

Icon Comentário0
Futebol

Jornalista aponta que Flamengo foi superior ao Grêmio, mas destaca indiferença ao Brasileiro

 

Icon Comentário0