Futebol
11 Mai 2024 | 09:52 |
O racha entre o vice de futebol Marcos Braz e Cacau Cotta na diretoria do Flamengo, motivado por pretensões políticas, tem causado desdobramentos e mudanças diretas no modus operandi do departamento de futebol rubro-negro.
O que aconteceu?
O principal motivo do racha é que ambos estão como pré-candidatos a vereadores no Rio. Braz, que é vice de futebol, busca a reeleição. Cotta, por sua vez, pretende ingressar pela primeira vez na Câmara. Diretor de Relações Externas do clube, Cacau Cotta não exerce mais a função junto à Ferj, CBF e Conmebol. A decisão foi tomada em conversa com o presidente Rodolfo Landim, na última terça-feira, antes da derrota para o Palestino, pela Libertadores.
Cacau ainda faz o "meio de campo" em alguns assuntos relacionados à logística dos jogos. A presença em eventos como arbitral, por exemplo, não vai mais acontecer. A mudança ocorre em meio ao chumbo trocado entre ele e Marcos Braz. O vice de Futebol já havia vetado o diretor em viagens do elenco e outras agendas. O clima passou a ser insustentável.
No último domingo, houve "alfinetadas" nas redes sociais. Braz ironizou o fato de a rodada do Brasil no último fim de semana não ter jogo às 11h. Cacau foi indagado por um torcedor, e respondeu que, neste momento, reclamações sobre calendário não teriam efeito.
A pré-candidatura de Cotta à Câmara pegou Braz de surpresa, e não foi bem digerida pelo vice de futebol e por outros dirigentes. Braz teme perder votos com o eleitorado rubro-negro tendo um concorrente interno na disputa por uma cadeira no legislativo.
Neste cenário, quem se fortaleceu foi Diogo Lemos, integrante do conselho de futebol. Ele é quem representará o Flamengo nos arbitrais a partir de agora, com participações pontuais de Marcos Braz.
Em lados opostos na política
Cotta se lançou como pré-candidato a vereador pelo MDB. O dirigente postou um vídeo oficializando o fato ao lado do vice-governador, Thiago Pampolha; do secretário de Transportes, Washington Reis; e do deputado estadual Rosenverg Reis.
Entidade investe para ter impedimento semiautomático e imagem da linha do gol para a grande decisão entre o Mengão e o Alviverde
12 Nov 2025 | 14:44 |
A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (12), que a final da Libertadores 2025 entre Flamengo e Palmeiras, marcada para o dia 29 de novembro, em Lima (Peru), contará com impedimento semiautomático (SAOT) e tecnologia da linha do gol (GLT).
Pelo segundo ano consecutivo, a entidade máxima do futebol sul-americano adotará o pacote tecnológico em suas principais decisões. Além da final da Libertadores, o duelo entre Lanús e Atlético-MG, pela Copa Sul-Americana, no dia 22, em Assunção, também terá o uso dos recursos.
Para garantir o máximo de precisão nas decisões, a Conmebol detalhou o aparato técnico que será utilizado nas finais. O sistema contará com 24 câmeras especializadas instaladas ao redor do estádio — 14 destinadas à tecnologia da linha do gol (GLT) e 10 ao impedimento semiautomático (SAOT).
Essas câmeras operam com capacidade superior a 200 quadros por segundo e resolução acima de 500 pixels por metro, permitindo rastreamento minucioso de cada lance. O SAOT utiliza um rastreamento óptico automatizado que registra, em tempo real, a posição de todos os jogadores e da bola, processando mais de um milhão de pontos de dados por segundo. De acordo com a Conmebol, a combinação das tecnologias assegura decisões rápidas, precisas e confiáveis, reduzindo significativamente a margem de erro em impedimentos e lances de linha do gol.
A mesma inovação que estará em Flamengo x Palmeiras chegará em breve ao futebol nacional. A CBF anunciou, na última segunda-feira (10), que o impedimento semiautomático será implementado a partir da primeira rodada do Brasileirão 2026, prevista para 28 de janeiro. O sistema brasileiro será fornecido pela Genius Sports, a mesma empresa responsável pela Premier League (Inglaterra), que utiliza a tecnologia desde abril deste ano.
No modelo que será adotado no país, 30 câmeras em 4K, semelhantes a aparelhos iPhone, serão posicionadas estrategicamente nos estádios, captando 100 frames por segundo, o dobro da taxa usada nas transmissões convencionais. Apesar do termo “semiautomático”, a decisão final seguirá dependendo da validação dos operadores do VAR e, em seguida, do árbitro de campo.
Após a confirmação da jogada, uma animação em 3D será exibida nos telões e nas transmissões, mostrando a linha de impedimento em branco e uma pulsação visual no ponto exato do corpo do atacante que estiver adiantado.
Os dois gigantes do futebol brasileiro miram o mesmo nome para fortalecer o ataque na próxima temporada, mas argentino prefere ida ao Mengão
12 Nov 2025 | 14:00 |
As projeções para 2026 indicam que tanto Flamengo quanto Palmeiras manterão uma postura agressiva no mercado de transferências. Ambos os clubes buscam reforços ofensivos e, segundo apuração de bastidores, o alvo da vez é o atacante argentino Valentín Castellanos, de 27 anos, atualmente defendendo a Lazio, da Itália.
O jogador chegou a ser sondado pelo clube carioca no meio de 2025, mas, na ocasião, os italianos optaram por não negociar o atleta. No entanto, o cenário mudou, e o time romano estaria agora disposto a ouvir propostas.
Nos últimos dias, surgiram rumores de que o Palmeiras também demonstra interesse em Castellanos, entrando na disputa com o Mais Querido. Apesar disso, pessoas próximas ao atleta revelam que ele dá preferência ao projeto esportivo rubro-negro.
Fontes ligadas ao departamento de futebol apontam que já existe um acerto verbal entre Castellanos e José Boto, diretor esportivo do clube carioca. Os representantes do jogador veem com bons olhos a transferência para o futebol brasileiro e esperam concretizar o acordo na janela de janeiro de 2026.
A Lazio, que investiu pesado na contratação do atacante em 2023, agora busca recuperar parte do valor aplicado e está aberta a negociações. Mesmo com o interesse do treinador Abel Ferreira em levá-lo ao Alviverde, fontes internas afirmam que a preferência do jogador e o planejamento financeiro favorecem o Flamengo.
Mengão organiza de forma que permita os torcedores a realizarem um AeroFla para a equipe antes da viagem à Lima, local da decisão
12 Nov 2025 | 13:50 |
Está chegando a hora! No dia 29 de novembro, Flamengo e Palmeiras se enfrentam na grande final da Copa Libertadores 2025, no Estádio Monumental “U” de Lima, o mesmo palco da histórica decisão de 2019. O Rubro-Negro já traçou toda a logística para a viagem em busca de mais uma Glória Eterna.
Antes da final, o Flamengo encara o Atlético-MG, no dia 25, pela 36ª rodada do Brasileirão, na Arena MRV. Logo após a partida, a delegação retorna ao Rio de Janeiro em voo fretado, e só depois segue para o Peru. A decisão de não viajar diretamente a Lima foi motivada por um motivo especial: o tradicional AeroFla, evento em que milhares de torcedores se reúnem para apoiar o time no embarque rumo à final continental.
O clube entende que o apoio da torcida é essencial para fortalecer o ânimo do elenco de Filipe Luís antes da grande decisão. Após o retorno ao Rio, os jogadores terão algumas horas de descanso antes da reapresentação no Ninho do Urubu.
Na reapresentação, os titulares diante do Atlético-MG farão trabalho regenerativo, enquanto os demais jogadores participam de atividades em campo. Em seguida, o elenco parte para o Aeroporto do Galeão, onde será recepcionado pela Nação Rubro-Negra antes do embarque rumo a Lima, marcado para as 17h (de Brasília).
O Flamengo fretou cinco aeronaves para a viagem ao Peru, transportando mais de 700 pessoas. Dois aviões serão destinados à delegação principal — um para atletas e comissão técnica, outro para funcionários. Três aeronaves adicionais levarão familiares de jogadores, membros da diretoria, sócios e conselheiros do clube, que arcarão com os custos individuais das passagens. As viagens ocorrerão entre os dias 27 e 28 de novembro.
Em Lima, o Flamengo ficará hospedado no Hotel Hilton, localizado no bairro Miraflores, e repetirá a rotina de 2019 ao treinar no CT da Federação Peruana de Futebol. A equipe fará dois treinos antes da final: um na tarde do dia 27 (quinta-feira) e outro na manhã do dia 28 (sexta-feira). A decisão contra o Palmeiras será no sábado (29), às 18h (horário de Brasília). Após a partida, a delegação deve retornar ao Rio de Janeiro na manhã de domingo (30).
Pedro volta a treinar no Flamengo e avança na recuperação para a final da Libertadores
12 Nov 2025 | 13:28