
Futebol
|
O Flamengo Sub-16 perdeu por 3 a 1 para o Vasco, no jogo da volta da semifinal do Torneio Guilherme Embry. O resultado eliminou a equipe rubro-negra, que agora foca na preparação para a Flamengo Adidas Cup Sub-16, em dezembro.
O jogo
Os minutos iniciais da partida decisiva foram de muito estudo entre as equipes. Enquanto o Mengão procurava explorar as jogadas pela direita, o adversário forçava erros da defesa flamenguista. O jogo mudou quando Yago sai lesionado aos 13 minutos, e logo na sequência, uma atleta de cada equipe recebem cartão vermelho após trocas de agressões: Pablo pelo lado do Flamengo e João Victor do Vasco.
A principal chance do Mengão na primeira etapa surge um pouco antes do intervalo. Aos 40 minutos, a jogada é trabalhada desde Léo Nannetti. O Rubro-Negro aproveita os espaços gerados no adversário pelo toque de bola, e chega com perigo pela esquerda. Italo acionou Joshua, que infiltrou driblando, a zaga cortou e Fred pegou o rebote chutando com perigo. Em seguida, Alan Santos recebeu na esquerda e cruzou de primeira, na medida para Fred, que chegou testando para o gol, mas o goleiro adversário fez boa defesa.
A volta para o segundo tempo não é boa, no entanto. Aos 2’, o Vasco abriu o placar. A reação dos #GarotosDoNinho acontece minutos depois, quando Lucas Vieira recupera a bola no ataque pela direita, e de imediato cruza pro meio da área, onde Joshua completa por entre as pernas do goleiro. Porém aos 8’, o time da casa faz o segundo.
Após mudanças promovidas pelo técnico Raphael Bahia, o Sub-16 consegue criar duas chances de empatar e buscar a virada. Primeiro, Douglas Telles recebe na esquerda, corta pro meio e chuta com muito perigo para o gol, fazendo o goleiro jogar para escanteio. Depois, Lucas Vieira tabela com Douglas Telles pelo meio e chuta forte pro gol, saindo pela esquerda. O Vasco, no entanto, marca o terceiro e fecha o placar aos 32 minutos.
Os Garotos do Ninho voltam a treinar nesta quinta-feira (15), mudando a chave para a Flamengo Adidas Cup. A categoria defende o titulo da competição, que é o maior torneio internacional de futebol de base já organizado no Brasil. A Flamengo Adidas Cup começa no dia 11 de dezembro.
Ficha de jogo
Vasco 3 x 1 Flamengo - Semifinal - Volta - Torneio Guilherme Embry Sub-16
Local: Estádio Nivaldo Pereira, Austin
Data e hora: 15/11/2023 às 15h
Cartões amarelos: Ramon (VAS), Kaio Junior (VAS). Pablo (FLA), Douglas Telles (FLA), Wanderson (FLA), Marcos Vinicius (FLA), Jhonny (FLA);
Cartões vermelhos: João Victor (VAS) e Pablo (FLA)
Gols: Ramon (2’ 2ºT), Joshua (4’ 2ºT), Juninho (8’ 2ºT) e Léo (32’ 2ºT).
Escalação: Léo Nannetti; Wanderson (Guilherme), Yago (Fred (Camargo)), Jhonny, Italo (Luiz Phellipe); Gabriel Santini, Pablo, Joshua; Lucas Vieira, Douglas Telles e Alan Santos (Tallyson).
O Diretor de Futebol do Mengão, José Boto, entre suas colocações tem sua assinatura violada no documento que é considerado falso
|
No último domingo (20), após a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Fluminense, um tema inesperado tomou conta dos bastidores do clube: uma suposta proposta pelo atacante Taty Castellanos. A notícia veio à tona por meio do jornalista Thiago Asmar, do canal Pilhado, que divulgou um documento que indicaria a oferta do Flamengo pelo jogador.
Entretanto, o documento levantou dúvidas, e rapidamente o clube veio a público afirmar que se tratava de uma falsificação. O mais grave foi a presença da assinatura de José Boto, diretor de futebol do Flamengo, no papel divulgado. O dirigente nega ter assinado qualquer tipo de proposta e classifica o caso como um crime de falsidade ideológica.
Segundo o clube, José Boto está diretamente envolvido na apuração do caso e deve levar a situação à Justiça para identificar quem produziu o material falsificado. A assinatura no documento seria uma reprodução sem autorização, o que agrava ainda mais a infração. A versão do documento divulgada apresentava vários erros básicos, o que aumentou a suspeita sobre sua veracidade:
Nome incompleto de Taty Castellanos, o que não é comum em documentos oficiais.
Data de nascimento errada do atleta.
Uso do escudo antigo do Flamengo, que não é mais utilizado em correspondências formais.
Valor da suposta proposta: 20 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 130 milhões, sem qualquer confirmação oficial de negociações com a Lazio, clube que detém os direitos do jogador.
Logo após o fim da coletiva do técnico Filipe Luís, dirigentes confirmaram aos jornalistas que o documento era falso e que o clube não fez proposta nenhuma por Taty Castellanos no Flamengo. A postura do clube foi firme, apontando o material como fraudulento.
O jogador espanhol, de 30 anos, já atuou com Filipe Luís, na época em que o técnico do Mais Querido ainda jogava pela equipe comandada por Diego Simeone
|
O Flamengo segue no mercado de transferências em busca de novos reforços. Desse modo, o Mais Querido chegou a um acordo verbal com o volante Saúl Ñínguez, do Atlético de Madrid (ESP). O atleta, de 30 anos, assinará um contrato de três anos com o Rubro-Negro.
Segundo informações do jornalista Fabrízio Romano, o Flamengo está próximo de fechar a contratação de Saúl. As conversas avançaram na madrugada, onde José Boto trabalhou intensamente durante a madrugada para convencer o jogador espanhol a vir para o Rubro-Negro.
Ainda segundo o jornalista, Saúl esteve próximo de se transferir para o Trabzonspor, da Turquia, mas as negociações acabaram não sendo concretizadas por detalhes nos ajustes finais. Assim, a desistência abriu espaço para o Flamengo avançar nas tratativas.
Saúl tem contrato com o Atlético de Madrid até junho de 2026. O volante foi uma das peças chaves da equipe comandada pelo técnico Diego Simeone. O jogador já tinha encaminhado a rescisão de vínculo com a equipe espanhola e deve chegar de graça ao Rubro-Negro. O seu valor atual no mercado é avaliado em 3 milhões de euros (R$ 19 milhões).
O meia foi revelado nas categorias de base do Atlético de Madrid e nos últimos anos passou por empréstimos: em 2021/22, ele defendeu o Chelsea, e na última temporada, vestiu a camisa do Sevilla (ESP). Em 2024/25, ele somou um gol e seis assistências em 26 partidas.
A equipe disputa títulos em múltiplas frentes e lida com lesões e desgaste físico em diversas posições durante a temporada
|
O nome Otávio no Flamengo começou a circular com força nesta semana, após o meio-campista do Al-Nassr ter sido oferecido ao clube carioca. A informação veio do perfil Sou Rubro-Negro de Coração, no X (antigo Twitter), e agitou os bastidores da Gávea.
Apesar de o Flamengo estar satisfeito com o elenco atual, a janela de transferências continua aberta e a diretoria monitora oportunidades de mercado. A possível chegada de Otávio pode ser vista como uma reposição estratégica, diante da saída de jogadores importantes no meio de campo.
Aos 30 anos, o jogador brasileiro naturalizado português busca um novo desafio na carreira, após perder espaço no Al-Nassr, clube que passa por reformulação liderada por Jorge Jesus.
A negociação envolvendo Otávio no Flamengo não é simples. Além do Rubro-Negro, o Palmeiras aparece como outro interessado direto, especialmente após a perda de Richard Ríos para a Seleção Colombiana.
Além dos rivais brasileiros, Al-Ahli e Al-Qadisiyah, também da Arábia Saudita, demonstraram interesse no atleta e já iniciaram conversas. Esse cenário indica que, caso o Flamengo deseje mesmo avançar nas tratativas, terá de agir rapidamente para evitar leilão e aumentar a concorrência salarial.