
Futebol
07 Fev 2025 | 12:53 |
Após ser demitido com a posse de Bap como presidente, o ex-chefe do departamento médico do Flamengo, Márcio Tannure, fez duras críticas à nova administração do clube. Tannure foi substituído por José Luiz Runco, e em entrevista ao Charla Podcast, apontou contradições nas ações de Bap.
Durante sua campanha, Bap afirmou que seu objetivo era profissionalizar o futebol do Flamengo, mas Tannure não concorda com essa postura, especialmente em relação à contratação de profissionais "aposentados", como Runco, que estava fora do clube desde 2015.
As críticas de Tannure à nova gestão
"O cara (Bap) diz que vai profissionalizar, mas traz pessoas que estavam fora do mercado há mais de 10 anos. Ele manda embora todos os funcionários que você investiu e educou, pagou rescisões para mais de 60 pessoas e jogou todo esse pessoal no mercado para outros clubes. Eu não acho que isso seja profissionalismo. Se fosse numa empresa séria, ninguém faria isso. Isso é profissionalismo ou pessoalismo? Usar a máquina do clube para fazer justiça com as próprias mãos é algo muito diferente", disparou Tannure no podcast.
O médico comparou a atitude de Bap à de um político que muda seu discurso após ser eleito, e destacou a qualidade do grupo de profissionais demitidos, que conquistaram feitos históricos no Flamengo.
"Talvez tenha me pegado de surpresa, porque foi vendido um discurso. É igual a um político que, após ser eleito, muda sua postura. Não houve profissionalismo nenhum. Claro, havia coisas erradas e mudanças eram necessárias, mas independentemente disso, os fatos falam por si. O grupo formado no Flamengo ganhou algo que nenhum outro clube conseguiu. Para mim, isso não é profissionalismo, é politicagem", completou Tannure.
Tannure fala sobre Runco e a decisão política por trás de sua contratação
Tannure também comentou sobre a vinda de José Luiz Runco ao Flamengo, afirmando que a contratação foi um acordo político, conforme lhe informou o próprio Bap.
"Eu não tenho nada contra ninguém. Quando o presidente me desligou, ele me disse: 'O Runco vem como diretor, foi um acordo político'. Ele foi sincero comigo nesse sentido. Eu não teria problema em trabalhar com ele, mas sei que ele teria (problemas comigo). O filho dele pediu para sair, e eu pedi para que ele ficasse. Estou pagando o preço por algo que nem fiz. Eu fui mandado embora, não foi uma escolha minha. Mas acredito que foi o melhor para mim e para o clube. O erro foi na reposição, porque as coisas são cíclicas", disse Tannure.
Em janeiro, Márcio Tannure se despediu do Flamengo após 23 anos de serviços prestados ao clube. Em sua despedida, diversos jogadores expressaram gratidão ao médico, exaltando sua trajetória e dedicação no Rubro-Negro.
Mengão está perto de marca negativa inédita neste ano e clássico diante do alvinegro pode ser divisor de águas para a equipe de Filipe Luís
14 Out 2025 | 21:00 |
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (15) para enfrentar o Botafogo, no Engenhão, pela 28ª rodada do Brasileirão, tentando evitar uma marca negativa inédita em 2025. O time de Filipe Luís chega ao clássico sem balançar as redes há duas partidas consecutivas e busca impedir o terceiro jogo seguido em branco, algo que ainda não aconteceu nesta temporada.
Nos compromissos mais recentes, o ataque rubro-negro passou em branco. Primeiro, empatou 0 a 0 com o Cruzeiro, no Maracanã. Depois, acabou derrotado por 1 a 0 pelo Bahia, na Arena Fonte Nova. A sequência de atuações apagadas no setor ofensivo preocupa a comissão técnica e reforça a necessidade de ajustes urgentes.
O Flamengo só havia ficado dois jogos seguidos sem marcar em outra ocasião neste ano, entre a quinta rodada do Brasileirão, contra o Vasco, e a terceira da fase de grupos da Libertadores, diante da LDU, no Equador. Naquele período, o time também acumulou dois empates sem gols, ambos fora de casa.
A resposta, porém, foi imediata: na rodada seguinte, o Flamengo goleou o Corinthians por 4 a 0, no Maracanã, com dois gols de Pedro, um de Arrascaeta e outro de Everton Cebolinha. É justamente esse tipo de reação que a torcida espera no clássico desta quarta-feira.
Em busca de soluções, Filipe Luís tem testado diferentes formações ofensivas. Nos últimos 11 jogos, o treinador repetiu o ataque apenas quatro vezes, e o único nome com titularidade consolidada é Samuel Lino, presente em 10 partidas nesse período.
Pedro, artilheiro do elenco em 2025, alterna entre o banco e o time titular, enquanto Luiz Araújo perdeu espaço. Por outro lado, Carrascal ganhou oportunidades e Bruno Henrique tem sido utilizado com frequência nas últimas rodadas.
O duelo com o Botafogo é crucial para o Flamengo se reaproximar da liderança. Atualmente na segunda colocação, o time tenta recuperar o topo perdido para o Palmeiras após tropeços recentes. A bola rola às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, em mais um clássico que promete emoções e pressão por reação ofensiva.
Técnico Davide Ancelotti não poderá contar com dois jogadores para o clássico entre o Alvinegro e o Mengão pela 28ª rodada do campeonato
14 Out 2025 | 20:00 |
O Botafogo enfrenta dificuldades para escalar a equipe que encara o Flamengo, nesta quarta-feira (15), no Engenhão, pela 28ª rodada do Brasileirão. A tendência é que os laterais Alex Telles e Vitinho sejam desfalques no clássico carioca.
Alex Telles segue como ausência no elenco alvinegro. O jogador perdeu as últimas três partidas por causa de dores no joelho e continua sob cuidados do departamento médico. Já Vitinho, que disputou amistosos da Seleção Brasileira contra Coreia do Sul e Japão, também não estará disponível. Convocado por Carlo Ancelotti, o lateral retorna ao Rio de Janeiro apenas na quinta-feira (16), um dia depois da partida. Assim, o técnico Davide Ancelotti será obrigado a buscar alternativas para as laterais.
Sem Alex Telles e Vitinho, o treinador deve escalar Mateo Ponte na lateral direita e Marçal na esquerda, reforçando o sistema defensivo. O Botafogo tenta se reerguer após resultados irregulares nas últimas rodadas e conta com o apoio da torcida em casa para buscar a vitória.
BOTAFOGO: Léo Linck; Mateo Ponte, Gabriel Silva (David Ricardo), Barboza e Marçal; Allan, Marlon Freitas e Savarino; Santi Rodríguez, Arthur Cabral e Jeffinho. Técnico: Davide Ancelotti.
FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Allan e Arrascaeta; Gonzalo Plata (Carrascal), Pedro (Bruno Henrique) e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.
O confronto entre Botafogo e Flamengo acontece às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. No primeiro turno, os rivais empataram 0 a 0, no Maracanã, em um duelo de poucas chances claras e destaque para Rossi, que fez grande defesa em chute de Marlon Freitas de fora da área.
Mengão encara o Alvinegro pela 28ª rodada do Brasileirão e quer a vitória fora de casa para seguir na luta pelo título da competição
14 Out 2025 | 19:00 |
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (15) às 19h30 (horário de Brasília) para enfrentar o Botafogo, no Engenhão, pela 28ª rodada do Brasileirão. O time de Filipe Luís busca uma vitória para seguir firme na briga pelo título da competição, hoje liderada pelo Palmeiras, adversário do Mais Querido na próxima jornada.
A partida no Estádio Nilton Santos contará com transmissão ao vivo da RecordTV (TV Aberta), CazéTV (Streaming via YouTube) e Premiere (pay-per-view). Os torcedores do Mengão ficam de olho em todas as novidades sobre o confronto com as informações do Gazeta do Urubu.
BOTAFOGO: Léo Linck; Mateo Ponte, Gabriel Silva (David Ricardo), Barboza e Marçal; Allan, Marlon Freitas e Savarino; Santi Rodríguez, Arthur Cabral e Jeffinho. Técnico: Davide Ancelotti.
FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Allan e Arrascaeta; Gonzalo Plata (Carrascal), Pedro (Bruno Henrique) e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.
O zagueiro Danilo e o atacante Wallace Yan estão fora do confronto após receberem cartões vermelhos na partida contra o Bahia. Ambos cumprem suspensão automática e não poderão atuar no clássico carioca. As ausências forçam Filipe Luís a ajustar o sistema defensivo e o ataque para o duelo no Engenhão.
Além dos suspensos, o Flamengo monitora a situação de três jogadores que ainda são dúvida para a partida. Saúl sente dores no tornozelo esquerdo, embora não tenha lesão detectada, o clube adota postura cautelosa quanto ao aproveitamento do espanhol.
Já De La Cruz e Allan enfrentam desconforto por conta do gramado sintético do Engenhão. O uruguaio, por exemplo, atuou apenas 15 minutos em campos artificiais desde que chegou ao clube, enquanto o volante também costuma apresentar sensibilidade nesse tipo de superfície.