Futebol
|
0Botafogo e Flamengo se enfrentam na manhã do próximo domingo (28), às 11h, no Maracanã, e a equipe adversária teve uma baixa de última hora: o atacante Tiquinho Soares. Desse modo, o jogador não estará à disposição do técnico Artur Jorge, para o clássico.
De acordo com informações do Globo Esporte, o atacante do Botafogo passará ainda por mais avaliações para saber a gravidade exata da lesão, mas ele já é ausência confirmada para o clássico contra o Flamengo. Tiquinho já estava apresentando alto nível de desgaste durante a sequência de jogos, mas seguiu atuando pela ausência de um reserva imediato.
Destacando que o reserva imediato de Tiquinho, Matheus Nascimento, também se lesionou gravemente. O jogador sofreu a lesão no dia 18 de abril, na partida contra o Atlético-GO e vai ficar quatro meses em recuperação após exames apontarem grau 3 da lesão.
FLAMENGO TAMBÉM TERÁ DESFALQUE
Além do Botafogo, o Flamengo também terá um desfalque: Everton Cebolinha. Lembrando que o camisa 11 sofreu uma lesão na panturrilha direita e ficará pelo menos mais uma semana afastado dos campos. A expectativa do departamento médico é de que o jogador retorne no confronto contra o Bragantino, pelo Brasileirão.
FOCO NA PRÓXIMA PARTIDA
Assim, com todos os atletas à disposição, em exceção de Cebolinha, Tite inicia na manhã desta sexta-feira (26) a preparação do elenco para o clássico contra o Botafogo. Assim, os jogadores terão apenas dois dias para se prepararem.
Mengão vai dividir o elenco em duas equipes para o começo da temporada 2025, uma irá disputar os primeiros jogos do Cariocão e outra viaja para os EUA
|
0Uma parte do elenco do Flamengo se reapresenta nesta sexta-feira (29) para iniciar a preparação visando as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Os jogadores convocados, em sua maioria da categoria sub-20, representarão o clube enquanto o time profissional realiza a pré-temporada nos Estados Unidos.
Entre os destaques do grupo que ficará no Rio, estão o atacante Carlinhos, o meia Lorran, o zagueiro Cleiton e o goleiro Dyogo Alves, que entraram de férias antecipadamente para estarem aptos a disputar o Estadual. O restante do elenco principal só retorna aos treinos no dia 8 de janeiro, dois dias antes da viagem para Orlando.
Elenco para o Carioca
O Flamengo já definiu os 27 atletas inscritos para as primeiras rodadas do Carioca. Entre eles, o mais experiente é o atacante Carlinhos, de 26 anos, contratado do Nova Iguaçu, e o jovem Thiaguinho, que voltou recentemente de empréstimo. Confira os relacionados por posição:
Goleiros: Dyogo Alves (2004), Lucas Furtado (2004), Andrew (2007) e Eduardo Jung (2007).
Laterais-direitos: Lucyan (2006) e Daniel Sales (2006).
Laterais-esquerdos: José Welinton (2004), João Carbone (2005) e Ainoã (2005).
Zagueiros: Cleiton (2003), Felipe Vieira (2005), Iago (2005) e Da Mata (2006).
Volantes: Daniel Rogério (2005), Rayan Lucas (2005), Fabiano (2005), Caio Garcia (2004) e João Victor (2005).
Meias: Rafael (2005), Guilherme (2006) e Lorran (2006).
Atacantes: Thiaguinho (2001), Felipe Teresa (2006), Wallace Yan (2005), Shola (2005), Felipe (2006) e Carlinhos (1997).
Dúvidas na zaga
O Flamengo ainda estuda se o zagueiro Pablo, que voltou de empréstimo do Botafogo, será integrado ao grupo da pré-temporada ou permanecerá no Rio para disputar o Carioca.
Além disso, o diretor de futebol José Boto conseguiu manter o jovem zagueiro João Victor, que estava na lista de convocados da Seleção sub-20. O defensor viajará com o grupo principal para os Estados Unidos.
Estreia marcada contra o Boavista
A estreia do Flamengo no Carioca será contra o Boavista, com o jogo previsto para o fim de semana do dia 11 de janeiro. A tabela oficial da competição ainda será divulgada.
Mengão contratou o português para ser o homem forte do futebol do clube e terá a missão de levar o time às glórias e lidar com os insucessos
|
0O novo diretor de futebol do Flamengo, José Boto, desembarca no Rio de Janeiro neste sábado (28) para dar início ao trabalho no clube. O contrato do português terá duração de três anos, acompanhando o mandato de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, novo presidente rubro-negro. Boto será responsável por liderar a profissionalização do departamento de futebol, um desafio significativo, como destacou o jornalista Rodrigo Mattos (UOL).
Desafios à frente
O discurso de Bap, de acordo com Rodrigo, é claro: as decisões no futebol do Flamengo precisam ser baseadas em eficiência e profissionalismo, livres de influências emocionais ou amadorismo.
"O discurso de Bap é de que o departamento tem que ser gerido sem a interferência de opiniões contaminadas pela emoção como são as de dirigentes amadores (...) Boto terá a missão, portanto, de receber diretrizes do Conselho Diretor e traduzi-las em ações tomadas supostamente com as melhores práticas de eficiência do futebol. Sem viés, sem pitis", pontuou o jornalista em sua coluna.
A missão de Boto será traduzir as diretrizes do Conselho Diretor em ações práticas que sigam as melhores práticas do futebol moderno. Porém, Rodrigo ressalta que o verdadeiro teste será durante momentos de insucesso dentro de campo. No Brasil, é comum que crises esportivas desencadeiem decisões emocionais e mudanças abruptas, algo que Boto deverá evitar.
"Não é uma tarefa fácil em um ambiente como o futebol brasileiro, com certezas arraigadas. Haverá um desafio de se contrapor à própria cultura impregnada no país em dirigentes (mesmos aqueles com formações empresariais), torcedores e imprensa. Quando estiver ganhando, tudo serão flores. Mas, nas crises, o modelo será duramente testado", acrescentou.
Primeiros passos com Filipe Luís
Antes mesmo de chegar ao Rio, José Boto já iniciou os trabalhos ao se reunir com o técnico Filipe Luís em Portugal no início desta semana. O encontro serviu para alinhar os primeiros passos do diretor no Ninho do Urubu e definir como será o planejamento inicial do departamento de futebol.
O Flamengo aposta na experiência e no profissionalismo de Boto para consolidar uma nova era no futebol rubro-negro, priorizando uma gestão baseada em resultados e planejamento estratégico.
Atualmente, o jogador é reserva no Internacional
|
0Em fim de contrato no Internacional, o lateral-esquerdo Renê, ex-Flamengo, pode jogar no Fluminense em 2025. De acordo com o portal RTI Esporte, o atleta de 32 anos recebeu sondagens do clube das Laranjeiras, mas ainda não tomou uma decisão sobre o futuro. Ainda existe a possibilidade de renovar seu contrato no Beira-Rio.
Atualmente, o ex-jogador do Rubro-Negro é reserva do argentino Bernabéi, um dos destaques do Inter em 2024. Quem teria indicado Renê para o Fluminense é o técnico Mano Menezes. Ambos trabalharam juntos entre 2022 e 2023. Santos, Cruzeiro e Sport Recife também estão de olho na situação do jogador.
Em 207 partidas pelo Flamengo, Renê conquistou quatro Cariocas, dois Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores, duas Supercopas do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Foram seis gols do lateral com o Manto Sagrado. Em 2018, Renê foi eleito até o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão. O atleta quis deixar o Rubro-Negro após o clube acertar a chegada de Ayrton Lucas.
Na ocasião, Paulo Sousa treinava o Fla. O Internacional efetuou a contratação sem custos.