
Futebol
|
O "casamento" entre Tite e Flamengo chegou oficialmente ao fim nesta segunda-feira (30), com o anúncio da demissão do treinador. Assim, o técnico encerra sua passagem pelo Rubro-Negro após 70 jogos, com um aproveitamento de 64,7%, além de ter conquistado um título estadual e sofrido uma eliminação decepcionante na Libertadores da América.
Tite assumiu o Flamengo no dia 9 de outubro de 2023, após a saída de Jorge Sampaoli. O ex-técnico da Seleção Brasileira assinou contrato até o fim de 2024, mas sua saída ocorre três meses antes do previsto.
Durante seu tempo no comando do Flamengo, Tite acumulou 70 partidas, somando 41 vitórias, 13 empates e 16 derrotas. Sob sua gestão, o time marcou 109 gols e sofreu 50. Ele também liderou o time na conquista do Campeonato Carioca de forma invicta.
Apesar de um começo promissor, as atuações do Flamengo sob o comando de Tite não agradaram a grande parte da torcida. O time, que chegou a liderar o Brasileirão por algumas rodadas, começou a oscilar e atualmente ocupa a quarta colocação com 48 pontos, estando a nove do líder Botafogo, que tem 57.
Eliminação na Libertadores
Tricampeão da Libertadores, o Flamengo entrou na edição de 2024 como um dos favoritos e cabeça de chave do Grupo E. No entanto, o desempenho da equipe na fase de grupos ficou abaixo das expectativas, resultando em uma classificação em segundo lugar. Nas oitavas de final, o Mais Querido superou o Bolívar (BOL) por 2 a 1 no placar agregado, mas foi eliminado nas quartas de final ao ser derrotado pelo Peñarol (URU) sem conseguir marcar nenhum gol.
Saída da Comissão Técnica
Além de Tite, toda a comissão técnica também está de saída do Flamengo. Entre os profissionais que deixam o clube estão os auxiliares Cleber Xavier, Matheus Bachi, César Sampaio e Vinícius Bergantin, o preparador físico Fábio Mahseredjian e o analista de desempenho Lucas Oliveira.
Cria do Mengão, volante foi titular na vitória do Wolverhampton sobre o Leicester e aproveitou para comemorar na arquibancada com a família
|
Um vídeo emocionante tomou conta das redes sociais neste sábado (26). Após a vitória do Wolverhampton por 3 a 0 sobre o Leicester, pela 34ª rodada da Premier League, o volante João Gomes, revelado pelo Flamengo, foi até a arquibancada do Molineux Stadium para comemorar com seu filho. A cena protagonizada pelo jogador foi um dos momentos mais marcantes do final de semana no futebol europeu.
Dentro de campo, João Gomes teve mais uma atuação sólida. O volante foi titular e atuou durante os 90 minutos, sendo peça fundamental no equilíbrio defensivo do Wolverhampton, com destaque para a intensidade e capacidade de combate.
Com o triunfo sobre o Leicester, o Wolverhampton chegou a 41 pontos e ocupa a 13ª colocação na Premier League. Sob o comando de Vítor Pereira, ex-técnico do Flamengo, a equipe atravessa seu melhor momento na temporada, alcançando a sexta vitória consecutiva.
João Gomes vem chamando atenção até de seus companheiros, que acreditam que o ex-Flamengo não permanecerá por muito tempo no clube inglês. Um deles é André, ex-Fluminense, que atualmente joga ao lado do meio-campista na Premier League.
Terá voos maiores próximos"
Em entrevista à TNT Sports, André revelou sua admiração por João Gomes e disse acreditar que ele deve dar voos ainda maiores em breve. "Torço demais por ele. Temos um entrosamento também. Que cada vez mais ele cresça, ele não deve ficar muito tempo lá pelo grande jogador que é, terá voos maiores próximos", decretou o companheiro.
Atacante se tornou reserva após a chegada do técnico Leonardo Jardim e deve iniciar novamente entre os suplentes diante do Vasco, rival nos tempos de Mengão
|
O próximo duelo entre Cruzeiro e Flamengo, válido pelo Campeonato Brasileiro, marcará um reencontro especial: Gabigol enfrentará o clube onde se tornou ídolo e conquistou grandes títulos. A partida será no Mineirão, mas o momento do atacante é diferente: hoje, Gabi é reserva no time comandado por Leonardo Jardim.
Antes do embate com o Flamengo, Gabigol deve novamente começar no banco. Neste domingo (27), o Cruzeiro encara o Vasco, e a expectativa é que Kaio Jorge assuma a titularidade no comando de ataque da Raposa.
A provável escalação do Cruzeiro para o duelo conta com: Cássio (ou Léo Aragão); Fagner (William), Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiky; Lucas Romero, Christian (Lucas Silva) e Matheus Pereira; Wanderson, Rodriguinho e Kaio Jorge (Gabigol).
Pelo lado vascaíno, a formação deve ter: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura e Jair; Nuno Moreira, Philippe Coutinho e Rayan; Pablo Vegetti.
Vestindo a camisa do Flamengo, Gabigol disputou 306 partidas, marcou 161 gols, deu 44 assistências e conquistou 13 títulos. Entre as principais taças, estão duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), duas Copas do Brasil (2022 e 2024) e duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), além da Recopa Sul-Americana (2020) e quatro Campeonatos Cariocas (2019, 2020, 2021 e 2024).
Gabigol chegou ao Rubro-Negro em 2019, inicialmente por empréstimo da Inter de Milão. Após o sucesso na temporada, foi comprado em definitivo por cerca de R$ 96,9 milhões. Antes, o atacante havia passado por Santos e Benfica.
Jogador deixou recentemente o Palmeiras rumo ao futebol inglês e é visto com bons olhos pelos dirigentes do Mengão para a disputa do Mundial
|
O Flamengo discute internamente a possibilidade de contratar Vitor Reis, jovem zagueiro de 19 anos que pertence ao Manchester City. Contratado junto ao Palmeiras por 37 milhões de euros, o defensor não vem recebendo muitas oportunidades sob o comando de Pep Guardiola e, segundo o portal "RTI Esporte", passou a ser observado pelo Rubro-Negro.
Além do interesse do Flamengo, Vitor Reis também desperta atenção de clubes dos Estados Unidos. Chicago Fire, DC United, Inter Miami e New York City FC monitoram a situação do brasileiro, que tem contrato com o Manchester City até junho de 2029. A tendência é que o clube inglês opte por emprestá-lo para que o jovem ganhe mais experiência.
Antes da especulação envolvendo Vitor Reis, o Flamengo chegou a fazer uma proposta para contratar Vitão, zagueiro do Internacional. A oferta envolvia uma quantia em dinheiro e o perdão da dívida que o clube gaúcho tem com o Rubro-Negro pela transferência de Thiago Maia.
No entanto, o Inter recusou a proposta e se comprometeu a quitar o débito com o Mais Querido. O volante também chegou a estar na mira do Santos e, na negociação, se ofereceu para assumir a dívida do Colorado com o Fla. Contudo, o rubro-negro não aceitou as condições oferecidas pelo Peixe.
Apenas com reforços caseiros (De La Cruz e Allan), o Flamengo encara neste domingo (27) o Corinthians pela sexta rodada do Brasileirão. A partida será às 16h (horário de Brasília) no Maracanã. O Mengão é o segundo colocado na tabela com 11 pontos, apenas dois atrás do líder Palmeiras.