Futebol

Os bastidores da demissão de Tite pelo Flamengo

Técnico não suportou a sequência de resultados ruins que incluiu a eliminação na Libertadores

Tite não suportou sequência e foi demitido - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Tite não suportou sequência e foi demitido - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

A pressão sobre Tite nos últimos dias, intensificada pela eliminação na Libertadores, culminou na decisão da diretoria do Flamengo de demiti-lo, mesmo com a semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians se aproximando.


O treinador foi dispensado dois dias antes do início do mata-mata. A vitória por 1 a 0 contra o Athletico-PR no domingo, que quebrou uma sequência de quatro jogos sem vencer, não foi suficiente para aliviar a pressão ou mudar a avaliação do trabalho, considerado estagnado pela diretoria.


Tite chegou ao Flamengo em outubro do ano passado, cercado de prestígio. Sob seu comando, o clube conquistou o Campeonato Carioca de forma invicta, com a defesa menos vazada da história da competição, sofrendo apenas um gol.


Durante a Copa América, mesmo com muitos desfalques, o treinador conseguiu manter o time competitivo, o que foi bem visto internamente. No entanto, a queda de rendimento a partir de agosto despertou preocupações, ainda que a diretoria atribuísse parte desse declínio às constantes ausências no elenco.

Após a eliminação na Libertadores, a partida contra o Athletico-PR foi tratada como uma "última chance" para Tite reverter a situação. Apesar da vitória, conquistada com um gol de Gerson aos 44 minutos do segundo tempo, o desempenho não foi considerado suficiente.


A rápida chegada de Tite à sala de coletiva após o jogo, algo incomum, chamou a atenção, sugerindo um contato curto entre o treinador e os jogadores. Na verdade, segundo o 'GE', não houve nenhuma interação, o que foi interpretado como um sinal de distanciamento e falta de sintonia, algo que incomodou ainda mais os dirigentes.

Após a partida, o presidente Rodolfo Landim e o vice de futebol Marcos Braz discutiram a situação. Na manhã de segunda-feira, decidiram pela mudança, comunicando o agente de Tite, Gilmar Veloz, e publicando a nota oficial da demissão às 7h30.



Futebol

Gerson cobrou inteligência aos jogadores do Flamengo na estreia de Filipe Luís

Em vídeo de bastidores divulgado pela FlaTV, o capitão do Mais Querido lembrou que se tratava de um jogo de 180 minutos e que jogadores devem chamar a torcida

Gerson cobrou jogadores do Flamengo - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Gerson cobrou jogadores do Flamengo - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Filipe Luís viveu sua primeira noite como técnico profissional na última quarta-feira (02), quando o Flamengo derrotou o Corinthians por 1 a 0, na semifinal da Copa do Brasil. Antes do início da partida, no vestiário, o capitão Gerson pediu a palavra na roda de oração e reforçou uma dica importante do novo treinador: jogar "sem loucura".


“Uma passo de cada vez. Semifinal, prestes a chegar uma final, primeiro temos que passar da semi. São 180 minutos, sem loucura, como o Filipe falou. Inteligência para jogar. Chama a torcida para o nosso favor. Eles são o nosso 12º jogador” disse o capitão Gerson, em vídeo publicado pela ‘FlaTV’ nesta sexta-feira (04)


No campo, o Flamengo seguiu as orientações de Filipe Luís e de Gerson, atuando com inteligência e equilíbrio. O time dominou a partida, acertou duas bolas na trave e desperdiçou várias chances de ampliar o placar. No entanto, o gol de Alex Sandro garantiu a vitória por 1 a 0.


Copa do Brasil

Com esse resultado, o Flamengo pode jogar pelo empate no segundo confronto, que será realizado no dia 20 de outubro, na Neo Química Arena. Caso o Corinthians vença por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis. Para avançar diretamente no tempo normal, o adversário precisa de uma vitória por dois gols de vantagem.


Brasileirão

Antes de focar na Copa do Brasil, Flamengo, sob o comando de Filipe Luís e Gerson, se concentra no Brasileirão. O time enfrentará o Bahia neste sábado (05), às 19h (horário de Brasília), pela 29ª rodada, na Arena Fonte Nova.


Futebol

Desfalques e pendurados do Flamengo para o confronto diante do Bahia pelo Brasileirão

Mais Querido tem 3 jogadores com 2 amarelos e 5 fora devido a lesões para o jogo contra o Tricolor de Aço neste sábado (05)

Léo Ortiz entre os pendurados do Flamengo - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Léo Ortiz entre os pendurados do Flamengo - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Flamengo retorna aos gramados neste sábado (05) para enfrentar o Bahia, em partida válida pela 29ª rodada do Brasileirão. O confronto será às 19h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. Para o duelo, o técnico Filipe Luís terá que lidar com cinco desfalques e ainda três jogadores ‘pendurados’.


Começando pelos ausentes, Pedro, Everton Cebolinha e Matías Viña estão fora da temporada devido a graves lesões. Luiz Araújo, com uma fratura na cartilagem do joelho, continua sob cuidados do Departamento Médico. Além disso, Alex Sandro também ficará de fora por causa de um desconforto na coxa direita.


Entre os pendurados, Gabigol, Carlinhos e Léo Ortiz estão com dois cartões amarelos. Caso algum deles receba mais um cartão, ficará suspenso da próxima partida, contra o Fluminense, marcada para o dia 17 de outubro.


Como chega o Flamengo?

Para o duelo de hoje, Filipe Luís deve manter a base do time que derrotou o Corinthians na última quarta-feira (02). A única alteração esperada é a entrada de Ayrton Lucas na lateral esquerda, substituindo Alex Sandro. No ataque, a expectativa é de que Gabigol seja titular novamente.


Provável escalação:

Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique e Gabigol.

O Jogo

Bahia e Flamengo se enfrentam às 19h deste sábado (05), na Arena Fonte Nova. A partida marca o reencontro entre Filipe Luís e o Tricolor de Aço, adversário da sua estreia como jogador do Flamengo em 2019. Na época, o então lateral não fez um bom jogo e o Mais Querido foi derrotado por 3 a 0. Esta foi a última vez que o Rubro-Negro perdeu diante do time baiano. Desde então, foram 10 vitórias consecutivas.


Futebol

Flamengo sai atrás, reage, mas é derrotado pelo Vasco no primeiro jogo da final do Carioca Sub-20

Mais Querido buscou uma reação após adversário abrir o placar com gol de Felipe Teresa, mas não conseguiu evitar a derrota na Gávea

Flamengo é derrotado no Carioca Sub-20 - Foto: Paula Reis/Flamengo
Flamengo é derrotado no Carioca Sub-20 - Foto: Paula Reis/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Em busca do título do Campeonato Carioca Sub-20, Flamengo e Vasco se enfrentaram neste sábado (05) na Gávea, com a vitória do rival por 2 a 1 sobre o Mais Querido. O Cruzmaltino abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo, com um gol de Gabriel, conhecido como ‘GB’. Apesar do revés, o Mengão conseguiu igualar a partida na segunda etapa, com um gol de Felipe Tereza. No entanto, Bruno Lopes acertou um belo chute, desempatando para o Vasco.


Com essa derrota, o jogo de volta se tornará uma verdadeira decisão. A partida está agendada para o próximo sábado (12), às 10h (horário de Brasília), em São Januário. Para conquistar o título do Carioca Sub-20, o Flamengo precisará vencer por uma diferença de dois gols. Se conseguir uma vitória simples, o Mengo forçará a disputa por pênaltis. Qualquer empate garante o título ao Vasco.


O Jogo


Apesar de criar boas oportunidades no primeiro tempo, o Flamengo foi para o intervalo atrás no placar. Aos 33 minutos, ‘GB’ recebeu a bola cara a cara com Lucas e a tocou no canto esquerdo do goleiro rubro-negro.

Na segunda etapa, o Flamengo teve o controle do jogo e voltou a criar chances de gol. Enquanto isso, o Vasco adotou uma postura defensiva para segurar o resultado. No entanto, o Mengão empatou aos 17 minutos do segundo tempo. Lorran lançou a bola na área, e Felipe Tereza aproveitou uma falha da zaga adversária, chutando para o fundo das redes.


O Vasco, porém, conseguiu voltar a marcar aos 37 minutos da segunda etapa. Bruno Lopes recebeu a bola pela direita, cortou para o meio e acertou um chute preciso, sem chances para Lucas. Com a derrota, o Flamengo precisará reverter a desvantagem no jogo de volta.

Flamengo Busca Fim de Jejum

Na luta pela classificação à final, o Flamengo está determinado a quebrar o jejum no Campeonato Carioca. O Mengão não conquista o estadual da categoria desde 2019, quando derrotou o próprio Vasco na final. No ano passado, o Rubro-Negro também foi superado pelo Cruzmaltino.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Como Filipe Luís pode ajudar na renovação de Gabigol no Flamengo
Futebol

Como Filipe Luís pode ajudar na renovação de Gabigol no Flamengo

 

Icon Comentário0
Brasileirão tem 7 jogos neste sábado; Flamengo entre em campo às 19h
Futebol

Brasileirão tem 7 jogos neste sábado; Flamengo entre em campo às 19h

 

Icon Comentário0
Flamengo vai a Salvador em busca de alargamento no G4 entre os outros clubes
Futebol

Flamengo vai a Salvador em busca de alargamento no G4 entre os outros clubes

 

Icon Comentário0