Soccer

Sampaoli's case and trust in Filipe Luís were fundamental in Tite's dismissal at Flamengo

Board bets on ‘new fact’ to avoid the end of 2023 with the Argentine coach

30 Set 2024 | 11:20 |

Icon Comentário0

The pressure on Tite behind the scenes at Flamengo has grown in recent days, especially after the elimination in the Libertadores. The coach's dismissal was announced just two days before the Copa do Brasil semi-final against Corinthians. Even with the 1-0 victory against Athletico-PR on Sunday, ending a run of four games without a win, the internal pressure did not ease.




Example of Sampaoli and low fine


In 2023, the board of Flamengo decided to keep Jorge Sampaoli for the Copa do Brasil final, despite his poor performance. The result was defeat to São Paulo and the end of the year without titles. This time, Rodolfo Landim and his peers chose to look for a "new fact" to prevent the scenario from repeating itself. The proximity of the club's presidential election, scheduled for December 9th, also influenced the decision, since Tite had very low popularity among the fans, as demonstrated by the insults at Maracanã on Sunday.

Another factor that What made the decision easier was the low termination fine. Flamengo will only need to pay 50% of the remaining value of Tite's contract, which had another three months to run, resulting in a amount of approximately R$ 3 million.


Confidence in Filipe Luís

The possibility of promoting Filipe Luís, U20 coach, had been considered behind the scenes and gained strength after the elimination in Libertadores. The relationship of trust between Filipe and Marcos Braz, established since the manager went to Spain in 2019 to sign the player, facilitated quick negotiations.

Although Filipe Luís was announced as interim coach, according to the 'GE', Flamengo's intention is to sign a contract with him until the end of 2025, even with the new board that will take over after the elections. Filipe would compete for the Carioca U20 title this week, but he has already changed his routine and will start working with the main team this Monday afternoon, at Ninho do Urubu.



Soccer

Filipe Luís adota cautela sobre Richarlison e Marcos Leonardo no Flamengo: "O clube..."

Treinador evita indicar preferência pública por reforços e ressalta papel do departamento de futebol; clube analisa viabilidade econômica

Alvo do Flamengo, Richarlison tem alto custo, enquanto Marcos Leonardo aparece como opção viável - foto: reprodução
Alvo do Flamengo, Richarlison tem alto custo, enquanto Marcos Leonardo aparece como opção viável - foto: reprodução

08 Fev 2026 | 12:52 |

Icon Comentário0

Flamengo continua monitorando o mercado da bola com o objetivo de reforçar o seu setor ofensivo. Recentemente, os nomes de Richarlison, do Tottenham, e Marcos Leonardo, do Al-Hilal, ganharam força nos bastidores da Gávea. O assunto foi pauta na última entrevista coletiva do técnico Filipe Luís, que, ao ser questionado sobre as possibilidades, optou por um discurso cauteloso e respeitoso à hierarquia do clube.


O comandante rubro-negro evitou entrar em detalhes sobre negociações ou preferências pessoais, enfatizando que a responsabilidade pela montagem do elenco recai sobre a diretoria executiva, com o aval de José Boto. 


DECISÃO PARA DIRETORIA


Durante a coletiva, Filipe Luís foi direto ao delimitar suas funções em relação às movimentações de mercado. O treinador deixou claro que, embora haja diálogo interno, a palavra final não é sua: “É uma contratação para nosso diretor de futebol. Eu sou o treinador. O jogador que colocam na minha mão eu tenho que fazer render e fazer o time funcionar. Todos opinamos, mas o clube decide”, declarou o técnico.

Apesar da postura diplomática, informações de bastidores indicam que o perfil desejado pela comissão técnica seria de um atacante com maior mobilidade, característica que se encaixa no estilo de jogo de Richarlison. No entanto, publicamente, Filipe Luís mantém o foco na gestão do grupo atual e na responsabilidade institucional das contratações.


CENÁRIOS DISTINTOS

A diretoria do Flamengo trabalha com duas realidades financeiras distintas ao analisar os alvos. Marcos Leonardo é visto como uma oportunidade de mercado mais acessível no momento. O atacante, que atua no futebol saudita, poderia chegar por meio de um empréstimo com opção de compra fixada, modelo de negócio que agrada aos cofres rubro-negros.


Soccer

Flamengo conhece adversário nas quartas de final do Cariocão - confira

Com vitória avassaladora por 7 a 1 sobre o Sampaio Corrêa, Rubro-Negro garante quarta vaga do Grupo B e define cruzamento contra o líder Alvinegro

Decisivo na goleada, Pedro comemora a classificação do Flamengo para o clássico contra o Botafogo - foto: reprodução
Decisivo na goleada, Pedro comemora a classificação do Flamengo para o clássico contra o Botafogo - foto: reprodução

08 Fev 2026 | 11:02 |

Icon Comentário0

A última rodada da fase de grupos  do Campeonato Carioca, definiu as posições finais da Chave B e confirmou um dos duelos mais aguardados do estado para as quartas de final: Botafogo e Flamengo medirão forças já na próxima fase do Estadual.


Enquanto o Grupo B já conhece todos os seus classificados e cruzamentos, o Grupo A vive momentos de expectativa para os jogos deste domingo (8), que definirão o destino do Vasco da Gama e os demais confrontos do mata-mata.


DEFINIÇÃO DO GRUPO B


O Flamengo entrou em campo precisando de uma combinação de resultados e de uma vitória convincente. A resposta veio em forma de uma goleada impiedosa: 7 a 1 sobre o Sampaio Corrêa. O resultado, somado aos tropeços dos concorrentes diretos, assegurou ao Rubro-Negro a quarta colocação do Grupo B na reta final.

Com a liderança da chave assegurada antecipadamente pelo Botafogo, o regulamento do campeonato, que prevê o cruzamento olímpico dentro dos grupos (1º x 4º e 2º x 3º), determinou o clássico. Dessa forma, o líder Botafogo enfrentará o quarto colocado Flamengo no próximo domingo (15), em pleno domingo de Carnaval.


SITUAÇÃO EM ABERTO

Se o lado B da competição já está resolvido, o Grupo A ainda guarda emoções. A derrota do Sampaio Corrêa para o Flamengo acabou beneficiando o Vasco, garantindo a classificação antecipada do Cruz-Maltino. No entanto, a posição final do time de São Januário ainda é uma incógnita.


Soccer

Flamengo aplica 7 a 1 no Sampaio Corrêa e garante vaga nas quartas de final do Carioca

Rubro-Negro conta com tropeço do Nova Iguaçu, dá show ofensivo no Maracanã com destaque para Pedro e Bruno Henrique e afasta qualquer risco de rebaixamento

Com show de Pedro e Bruno Henrique, Flamengo aplica 7 a 1 e garante vaga nas quartas de final - foto: reprodução
Com show de Pedro e Bruno Henrique, Flamengo aplica 7 a 1 e garante vaga nas quartas de final - foto: reprodução

07 Fev 2026 | 23:10 |

Icon Comentário0

Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo espantou a crise e garantiu sua permanência na elite e a classificação para a próxima fase do Campeonato Carioca de 2026. Neste sábado (07), o Rubro-Negro atropelou o Sampaio Corrêa com uma goleada histórica de 7 a 1, em partida válida pela última rodada da Taça Guanabara.


O resultado, somado à derrota do Nova Iguaçu para a Portuguesa, assegurou ao Mais Querido a quarta colocação e uma vaga nas quartas de final. O confronto foi marcado por um domínio absoluto dos donos da casa, que construíram o placar com naturalidade, mas também por um momento de apreensão envolvendo um atleta adversário.


SUSTO NO INÍCIO


O jogo começou tenso, não apenas pela necessidade de vitória do Flamengo, mas por um incidente médico. Aos oito minutos, o volante Alexandre, do Sampaio Corrêa, sofreu uma convulsão em campo, sem choque prévio, e precisou ser retirado de ambulância, paralisando a partida momentaneamente.

Com a bola rolando, o Flamengo impôs seu ritmo. O artilheiro Pedro abriu o placar aos 15 minutos e ampliou aos 30, após bela assistência de Samuel Lino. O Sampaio chegou a ter um gol anulado pelo VAR, mas conseguiu descontar nos acréscimos do primeiro tempo com Rodrigo Andrade, aproveitando uma falha defensiva. Lucas Paquetá, muito participativo, ainda carimbou a trave antes do intervalo.


MASSACRE NO 2º TEMPO

Na volta para a etapa complementar, o time de Filipe Luís foi avassalador. Bruno Henrique, que entrou no decorrer do jogo, marcou o terceiro logo aos 12 minutos. A partir daí, a "porteira abriu". Samuel Lino deixou o dele aos 21, e Everton Cebolinha, aproveitando cruzamento de Emerson Royal, fez o quinto aos 24 minutos.

A festa ficou completa com a participação dos garotos da base e a confirmação da goleada. O jovem Douglas Telles, em sua estreia a marcar, fez o sexto gol com um chute forte. Já nos acréscimos, Bruno Henrique sofreu e converteu um pênalti, fechando a conta em 7 a 1 e selando a classificação.

OLHO NA PRÓXIMA FASE

Com a vitória elástica e o revés do Nova Iguaçu diante da Portuguesa, o Flamengo terminou a fase de grupos na quarta posição. Pelo regulamento, o Rubro-Negro enfrentará o líder do Grupo B em jogo único nas quartas de final.

No momento do apito final, o adversário projetado é o Boavista. No entanto, a tabela ainda pode sofrer alterações dependendo do jogo do Botafogo neste domingo. O Alvinegro encara o Vasco e, em caso de vitória, pode retomar a liderança da chave, o que forçaria um clássico logo no início do mata-mata.


envelope SUBSCRIBE NEWSLETTER

envelopeSUBSCRIBE NEWSLETTER


Alianza Lima demite ex-Flamengo após acusação de abuso sexual
Soccer

Alianza Lima demite ex-Flamengo após acusação de abuso sexual

07 Fev 2026 | 18:10

Icon Comentário0
Saiu! Confira a escalação do Flamengo para enfrentar o Sampaio Corrêa
Soccer

Saiu! Confira a escalação do Flamengo para enfrentar o Sampaio Corrêa

07 Fev 2026 | 17:50

Icon Comentário0
Ao vivo: acompanhe Flamengo x Sampaio Corrêa com imagens
Soccer

Ao vivo: acompanhe Flamengo x Sampaio Corrêa com imagens

07 Fev 2026 | 17:36

Icon Comentário0